Jesus Começa a Fundação da sua Igreja.
É a continuação de Cristo no mundo de hoje.
Com a idade de 30 anos, Jesus começou a chamar os apóstolos, um por um. “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e André, irmão de Simão. Lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: ‘Segui-me e eu vos farei pescadores de homens’. Imediatamente, deixando as redes no barco, seguiram-no. Logo adiante viu Tiago filho de Zebedeu, e João seu irmão, consertando as redes no barco. Logo os chamou. E eles, deixando o pai, Zebedeu, com os empregados, seguiram-no” (Mc 1,16-20)
Formou um grupo de doze homens. Andou com eles por quase três anos. Instruiu-os, formou-os na sua doutrina. O colégio dos apóstolos é a Igreja nascente.
A missão dos apóstolos é para que continuem a missão de Jesus no mundo: salvar o mundo . tudo o que Jesus fez no mundo também deverão fazer os apóstolos.
2- Jesus transmite seus poderes aos apóstolos
Os poderes que Jesus usou para salvar o mundo são: pregar o evangelho, perdoar os pecados, celebrar a missa. Estes poderes Jesus entregou aos apóstolos antes de voltar para o céu.
Poder de pregar o evangelho “Foi-me dado poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Folho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que vos ensinei. Estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,16-20). Este poder de pregar o evangelho esta na Igreja de Jesus até hoje.
Poder de celebrar a missa. Na última ceia Jesus celebrou a primeira missa. Depois de Ter transformado o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue, Jesus disse aos apóstolos: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19-20). Com estas palavras Jesus transmitiu aos seus apóstolos o poder de celebrar a missa.
Até hoje na Igreja de Cristo se celebra a missa
Poder de perdoar ao pecados. Jesus como Filho de Deus, perdoava os pecados. Somente Deus tem este poder. Disse Jesus aos apóstolos: “Assim como o pai me enviou, eu vos envio. Dito isto soprou sobre eles e lhes disse: ‘recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados’” (Jo 20,19-23).
Somente a Igreja de Cristo hoje se continua perdoando os pecados.
3- Os bispos são os sucessores dos apóstolos
Foi aos apóstolos que Jesus deu seus poderes divinos de ensinar e batizar, celebrar a missa e perdoar os pecados.
Os apóstolos morreram. Porém, a Igreja continuou. Por isso, os apóstolos transmitiram seus poderes divinos, recebidos de Jesus a outros Cristãos, para que a Igreja continuasse a sua caminhada na salvação do mundo.
- S. Paulo transmitiu seus poderes a Tito: “Deixei-te em Creta, ó Tito para que completasses a obra de organização e constituísses, em cada cidade, anciãos, isto é bispos, conforme as instruções que te dei” (Tt 1,5).
Todos os bispos católicos são sucessores dos apóstolos. Sucessores diretos.
O papa é o chefe da igreja universal. Sua missão é dirigir, governar e orientar a Igreja:
- os bispos são sucessores dos apóstolos. Sua missão é governar os fiéis de sua diocese, orientado-os sempre no caminho certo de Deus;
- os sacerdotes são auxiliares dos bispos e devem instruir o povo e assisti-lo conforme a sã doutrina;
- os leigos (o povo, os fiéis cristãos), como membros vivos da Igreja devem viver e praticar com integridade as verdades da fé, responsabilizar-se pela Igreja, viver em comunhão com seu vigário, bispos e todos os irmãos.
A Igreja somos todos nós. Todos formamos o povo de Deus. Todos devemos nos responsabilizar pela nossa Igreja.
Para responder:
1- O que é Igreja?
2- Como a Igreja salva o mundo hoje?
3- O que é Igreja invisível?
4- Qual a função do leigo?