"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Terceiro Mandamento - Guardar domingos e festas de guarda


 "LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO PARA SANTIFICÁ-LO" 
(Ex 20,8-10) 

I - "O dia de Sábado"

O terceiro mandamento nos ensina a guardar o dia do Sábado, pois é o dia do Senhor Deus. Isto porque Ele em sua infinita sabedoria, fez o céu e a terra, o mar e tudo que eles contém em seis dias, mas repousou no sétimo. Eis ai o motivo pelo qual Deus o santificou. 

Na Sagrada Escritura, podemos ver passagens que se referem à libertação de Israel do Egito. Deus, em sinal de sua aliança inquebrável, mandou que Israel guardasse o Sábado para louva-lo às sua obras e ações salvíficas em favor de seu povo. Como Deus "retomou o fôlego" o homem e principalmente os pobres devem tirar os Sábado para descansar em honra do Senhor. É também o dia de protesto à escravidão dos trabalhos e do dinheiro.

No Evangelho Jesus Cristo nos ensina a autêntica e verdadeira interpretação da Lei do Sábado: "O Sábado foi feito para servir o homem e não o homem para servir o Sábado" (Mc 2,27). Por compaixão ao homem, Jesus nos ensinou a preferir fazer o Bem ao mal e a salvar vidas a matar no dia de Sábado.

II - "O Domingo" 

É, para os cristãos, o primeiro dia de todos porque Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, o que simboliza a primeira criação. Com a ressurreição relembramos a Nova Criação iniciado por Cristo. É a plenitude do Sábado porque nos anuncia o repouso Eterno em Deus. 

A celebração do Domingo é um culto prestado em honra ao Senhor e é visível, público e nos recorda a Antiga Aliança que Deus fez com seu povo.

Ao participar da celebração do Domingo, da Missa, o cristão pode dar o seu testemunho na Santidade de Deus e na sua esperança de Salvação, bem como confirmar sua comunhão e fé. Pode-se também participar da missa no Sábado à tarde. A sua dispensa só é concedida quando a obrigações sérias: doenças, cuidar de bebes, etc .... ou pelo próprio pastor. Está obrigação deve ser cumprida sempre e sua falta constitui um pecado grave. 

III - "Dia de Graças e interrupção do trabalho"

Assim como o Senhor trabalhou e depois descansou no sétimo dia, todos nós temos uma vida ritmada pelo trabalho e pelo repouso. O dia do Senhor foi santificado para que possamos desfrutar do laser a que temos direito nesse dia.

Os cristãos se dedicam, neste dia, às atividade relativas ao culto a Deus, ao repouso espiritual e corporal, ao relacionamento familiar, social e cultural com as outras pessoas.

Os cristãos devem lembrar-se que é um dia para o descanso, principalmente para os irmão que não podem repousar em virtude de sua pobreza e miséria. Foi um dia criado pela piedade divina aos pobres, à humildes obras para com os enfermos, idosos, etc... 

Comentários Finais 

Como podemos observar, vimos que os três primeiros mandamentos têm uma intima relação entre Deus e o homem. A partir daí, temos a base primordial para nos apoiarmos e o modelo corretíssimo a ser seguido.
Esperamos que estas explicações sejam bastante úteis a todos vocês. Queremos deixar bem claro mais uma vez, que tais explicações foram extraídas do livro "Catecismo na Igreja Católica" e que não temos a intenção de espalharmos a nossa verdade. Queremos apenas expôr o que a Santa Igreja já divulga através da Santa Eucaristia.

Estamos muito agradecidos e sem mais demoras, comecemos o estudo dos outros 7 mandamentos. Mandamentos que, como foi mencionado antes, estabelecem a relação entre o homem e seu próximo.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.