"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

domingo, 31 de julho de 2011

A Animação Bíblica na Vida Religiosa Consagrada


“A Vida Consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Na escola da Palavra, redescobre continuamente a sua identidade e converte-se em "evangélica testificatio" para a Igreja e para o mundo.
(Proposição 24. Sínodo sobre a Centralidade da Palavra de Deus na Vida e missão da Igreja).
Introdução:

Ao falar de Animação Bíblica na Vida Religiosa Consagrada, há que recordar que, com o Concílio Vaticano II, a Bíblia foi ocupando cada vez mais espaço na Igreja, nas casas de formação para a Vida Religiosa, nos seminários, nas famílias, nos grupos de reflexão e nas pequenas comunidades. Movida pelo desejo de crescimento na fé bíblica, a Igreja no Brasil desenvolveu toda uma prática de leitura e reflexão da Bíblia que muito contribui para o sustento da fé e da caminhada das pessoas.
A Vida Religiosa Consagrada sempre buscou na Palavra de Deus, a inspiração de sua vida e missão. Desde os primórdios, dos fundadores e até nossos dias, a VRC tem alimentado da Palavra, para melhor anunciar a Palavra. O próprio Papa Bento XVI tem reconhecido esta prática, ao enfatizar que “a profunda renovação da vida consagrada, parte da centralidade da Palavra de Deus ouvida e colocada em prática” (Bento XVI em audiência aos Superiores/as gerais, no dia 26 de novembro de 2010).
Um pouco da história da Animação Bíblica na VRC
A centralidade da Palavra de Deus na Vida Religiosa Consagrada foi fazendo história e deixando marcas muito profundas em cada tempo da história e gerando novas formas no jeito de SER da Vida Religiosa Consagrada.
1. Projeto “Palavra-VIDA”
A primeira inspiração da Palavra veio com a convocação do Papa, de se realizar uma Nova Evangelização e de se celebrar os 500 anos de Evangelização da AL, a Junta Diretiva da CLAR, em 1986, assumiu convocar toda a VR da AL para a celebração dos 500 anos, por meio uma volta às fontes de toda a VR: este voltar as fontes se deu pela retomada da Palavra de Deus.
Pe. Edênio sugeriu a elaboração de roteiros bíblicos, nos moldes da novena de Natal e dos círculos bíblicos do Brasil. Nascia assim o Projeto Palavra-Vida, com proposta metodológica definida: a leitura bíblica a partir dos pobres.
A publicação do primeiro volume gerou constrangimentos em alguns setores oficiais da Igreja, levando a proibição e a suspensão do Projeto Palavra-Vida. Mas a vitalidade da Palavra que corre veloz permaneceu abrindo novos espaços e construindo novos caminhos.
2 – Coleção “Tua Palavra é VIDA”
O segundo passo importante para nós no Brasil se deu em 1990, quando a CRB em diálogo com a CNBB e a CEP, se propôs a levar avante a formação e animação bíblica da VRC, pois o Projeto Palavra-Vida despertara muito interesse, não obstante as tensões. Criou-se a Coleção “Tua Palavra é Vida”, esta não mais em vista da celebração do V Centenário de Evangelização, mas com o objetivo de oferecer um programa de Formação Bíblica Permanente para a VRC.
A CRB convocou nova Equipe de biblistas. Permaneceram os mesmos do Brasil que compunham a Equipe da CLAR e foram convidados outros que, nos anos 1990 a 1996, elaboraram toda a coleção de “Tua Palavra é Vida”.
Tanto a motivação criada pela CLAR quanto o que se seguiu com a CRB, despertou o desejo e a necessidade de maior formação bíblica na VRC. Diversas iniciativas neste sentido foram acontecendo. Cada Regional foi se articulando. Cursos bíblicos foram sendo realizados em diversas regionais. Seminários, congressos bíblicos, encontrões.
A elaboração da coleção Tua Palavra é Vida foi encerrada em 1996 e com isto a Equipe Bíblica julgou sua missão cumprida e se desfez como Equipe, mas continuou como animadores da Palavra nas comunidades.
3 – A Bíblia na Formação
Com a conclusão do sétimo volume e o andamento dos processos, a CRB pensava na continuidade do processo de reflexão bíblica na VR. Diversos formadores/as vinham solicitando a elaboração de um volume que contivesse uma visão Global da Bíblia. Foi convocado, assim, um novo grupo que elaborou o Volume único: A Bíblia na Formação, identificado como “oitavo volume”. A Palavra como fonte inspiradora da Missão da VRC mais uma vez revitaliza nosso ser missionário.
4 - CETESBI
Crescia o sonho de uma formação bíblica mais consistente que pudesse animar e impulsionar a VRC. Com isso sentiu-se a necessidade de oferecer um curso mais intenso. Surgiu assim, em 1994, o CETESBI (Centro de Teologia e Espiritualidade Bíblica). Um curso de seis semanas, destinado a multiplicadores e animadores da Palavra que retomava os sete volumes da Coleção, oferecendo chaves de leitura e de aprofundamento dos temas aí tratados, tendo a espiritualidade como eixo e a metodologia da Leitura Orante como caminho.
5 – ERB [Equipe de Reflexão Bíblica]
Durante todo o período do projeto, a Equipe convocada se compreendeu como uma Equipe pontual, com a tarefa de elaborar subsídios e oferecer assessorias. Após a elaboração do Volume sobre a Bíblia na Formação, a Equipe Bíblica prestou diversas assessorias no serviço de Animação Bíblica.
Na reorganização da CRB nacional, após um ensaio de análise institucional, em 2001, a CRB Nacional, defendeu a necessidade de se manter a centralidade da Palavra de Deus na VRC, justificando assim a continuidade da equipe, buscando ressignificar sua função.
Em maio de 2004, após uma reflexão e resgate histórico da caminhada bíblica, a Diretoria confirmou a ERB como uma Equipe de Assessoria permanente à CRB, assim como as demais Equipes de Reflexão. Trata-se de ressignificar a Equipe, não mais como equipe pontual que elabora subsídios, mas assessoria para acompanhar a caminhada da VRC do Brasil, iluminar biblicamente a programação geral e revigorar a reflexão e formação bíblica a nível de VR no Brasil.
6 – O Lugar da Palavra na VRC - Leitura Orante
A CRB se compreende como uma grande promotora e discípula da Leitura Orante da Palavra. A Espiritualidade Bíblica é fundamental para a refundação da VR. A centralidade da Palavra de Deus deve ser buscada por toda a VR. Tornou-se o grande apelo do momento histórico.
Uma “nova geração” de VR só será “nova” se for renovada constantemente pela Palavra de Deus. A Inserção da VR nos meios populares e a Presença Solidária terão sua inspiração no evento fundante do povo de Deus onde Javé vê e escuta o clamor do seu povo e desce para libertar, encarnando-se em Jesus de Nazaré que armou sua tenda entre os mais pobres. O necessário diálogo intercultural, tão urgente em nossos dias, poderá efetuar avanços com uma leitura mais crítica da Bíblia, numa perspectiva intercultural. Uma nova sensibilidade poderá ver que o evento fundante do Êxodo se dá no Egito, norte da África; a experiência de sociedade igualitária no tempo dos juízes se dá numa confederação de diferentes tribos cananéias; a elaboração da grande utopia de “Luz das nações” ocorre na Babilônia; o Evangelho é vivido na Palestina e divulgado no Império Romano, numa mescla de culturas e povos. Sem citar a festa de pentecostes! A palavra de Deus é luz para todos os nossos passos.
A CRB sente a necessidade de permanecer fiel no caminho da Palavra. Assim., na última década, a Palavra de Deus aparece prioritária em todos os Planos da CRB.
7 – SESBI – Seminário de Espiritualidade Bíblica
Outra iniciativa da Animação Bíblica da VRC é o SESBI que se situa na certeza de que a CRB deve promover a busca da espiritualidade bíblica como eixo da formação e missão da VRC. Um primeiro seminário foi realizado em 1993, quando um grupo de Congregações reconheceu ser a Espiritualidade Bíblica uma urgência para a VR. A CRB retomou esta perspectiva em 2002 realizou-se o 1º Seminário de Espiritualidade Bíblica Nacional. Dele participaram 24 pessoas. Na metodologia da Leitura Orante, sob o tema Reencontro com Jesus de Nazaré através da releitura bíblica, o seminário foi uma tentativa de resgate da espiritualidade bíblica. Seguiu-se a realização de novos SESBIs, fazendo leitura orante contextualizada dos Quatro Evangelhos.
8 – Leitura Orante dos Evangelhos
A Assembléia jubilar da CRB Nacional, em 2004, sinalizou para a necessidade de Crescimento da espiritualidade evangélica e mística enraizada na Palavra de Deus. Desta decisão nasce a proposta de oferecer um exercício orante e contextualizado da Bíblia para que a Palavra de Deus seja, de fato, a base da espiritualidade da VRC. A forma de concretizar tal decisão foi a leitura orante e contextualizada dos evangelhos; Marcos em perspectiva de Novas Relações, Lucas em perspectiva de Corporeidade, João em perspectiva de Festa e Mateus em perspectiva de Tesouro.
Com a ênfase da centralidade da Palavra de Deus na Vida Religiosa Consagrada foi possível dar passos inovadores e revitalizar nossa missão que se confirma e se atualiza à luz da Palavra de Deus fonte inspiradora da VRC. Fica-nos, o desafio de permitir que a Palavra nos modele. O Projeto Tua Palavra é Vida foi uma das iniciativas mais significativas da caminhada da Vida Religiosa do Brasil. Hoje vivemos o desafio de remar mar adentro no ter a Palavra de Deus como referência fundamental da nossa vida e missão.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ e Ir. Maria Aparecida Barboza - ICM

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.