"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LER, MEDITAR E VIVER A PALAVRA





Pequena pedagogia para meditar e viver a Palavra

PREPARAÇÃO

1. Procure ter a alma vazia, aberta, tranqüila, sem ansiedade, em serena expectativa, pois é o Senhor o que vem, em sua Palavra e a seu encontro.
2. Uma vez escolhido o texto e depois de invocar o Espírito Santo, faça uma leitura lenta, muito lenta, com pausas freqüentes, pensando que Deus está falando a você, neste momento, com estas mesmas palavras que você está lendo.
3. Tem de ser uma leitura desinteressada, sem buscar utilidade alguma como solução de problemas, doutrinas ou verdades. O Senhor se manifestará livremente segundo os desígnios e projetos que tem para sua vida.


LEITURA ESCUTADA

4. Enquanto vai lendo lentamente, escute a Deus: é o Senhor que está falando de pessoa a pessoa. Estas palavras tão antigas, o Senhor as está pronunciando, para você, neste momento. Escute-O com atenção receptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.
5. Não pretenda entender intelectualmente o que está escutando; não se esforce por buscar tanto o que significa esta frase, que quer dizer este versículo, mas o que o Senhor está querendo dizer a você com essas palavras. Se algumas expressões não "lhe dizem" muito, ou não as entende, não fique perdido nem ansioso, passe adiante com calma e liberdade.

DETALHES PRÁTICOS

6. Pode acontecer que algumas expressões o comovam, despertando em você ressonâncias profundas e desconhecidas. Detenha-se aí mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderando saboreando essas expressões. Tome um lápis e as sublinhe e escreva à margem, uma palavra ou uma breve frase que sintetize aquela impressão.
7. Quando, na leitura escutada, aparecem nomes próprios como Israel, Jacó, Samuel, Moisés...substitua-os pelo seu próprio nome, pensando e sentindo que o Senhor está se dirigindo a você pelo seu nome próprio.
8. Se a leitura não "lhe diz" nada, fique tranqüilo e em paz. Pode acontece que essa mesma passagem, lida outro dia, lhe diga muito. Acima de nossa atividade humana está o mistério da graça que, por essência, é imprevisível. A hora de Deus não é a nossa hora. Nas coisas de Deus, necessário ter muita paciência.
9. Não se esforce tanto por captar e apreender exatamente o significado doutrinal da Palavra, mas sim, procure meditá-la gozosamente, no coração, como Maria, dando-lhe voltas na mente, deixando-se inundar, por dentro, das vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E "conserve a Palavra", quer dizer, permita que continuem vibrando em seu interior essas ressonâncias ao longo do dia.

SALMOS

10. Os Salmos não se lêem, se rezam. Anote em seu caderno os Salmos que "lhe dizem" mais, classificados segundo diferentes sentimentos como admiração, gratuidade, compreensão, louvor.
11. Esforce-se, por sentir com toda a alma o significado de cada frase, identificando sua atenção e emoção com o conteúdo das expressões, dizendo-as com o mesmo tom interior que sentiriam os salmistas.
12. Coloque-se imaginativamente no coração de Jesus Cristo e trate de sentir o que Ele sentiria ao pronunciar estas mesmas palavras. Com a ajuda do Espírito Santo trate de identificar-se com a disposição interior de adoração e assombro e ação de graças do coração de Jesus, no espírito dos Salmos.

COMPROMISSO DE VIDA

13. Procure questionar sua vida à luz da Palavra, aplicando permanentemente a Palavra escutada à situação concreta de sua vida, perguntando a cada momento, "o que Deus está me dizendo" nesta frase, para minha vida, em que sentido os critérios divinos encerrados nesta Palavra interpelam meu modo de pensar e atuar, em que aspecto devo mudar, "que faria Jesus em meu lugar". Na medida em que sua mente se adapte à "mente" de Deus, você será discípulo do Senhor. Se em qualquer momento da leitura escutada seu coração sentir o impulso de orar , deixe-o, livremente, desabafar-se com o Senhor.

EM RESUMO:

- ler a Palavra lentamente
- saboreá-la prazerosamente
- meditá-la cordialmente
- aplicá-la diligentemente

QUE A PALAVRA SEJA PARA VOCÊ:

- Lâmpada que ilumine seu caminho
- Pão que alimente sua alma
- Fogo que incendeie o fervor
- Rota que o conduza à salvação
- Pulsar que anime seu espírito
- Vida que jamais acabará.


Frei Ignácio Larrañaga

O "Profeta da Oração", sacerdote capuchinho, começou a escrever aos 45 anos, o "Profeta da Oração", é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experi~encia de Deus, apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estendeu por aproximadamente trinta anos. Em 1984 fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial difundido em mais de quarenta países. Já escreveu de 16 livros. É conhecido como um dos autores de maior difusão na literatura religiosa e de auto-ajuda.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.