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terça-feira, 28 de agosto de 2012

Liturgia Diária Comentada 28/08/2012


Memória: AGOSTINHO DE HIPONA - Santo e Doutor da Igreja

Primeira Leitura: 2ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2,1-3a.14-17
Conservai firmemente as tradições que vos ensinamos
No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. Que ninguém vos engane de modo algum. Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, animem os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra. - Palavra do Senhor.

Salmo: 95(96),10. 11-12a. 12b-13 (R. 13b)
O Senhor vem julgar nossa terra
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem.

E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho segundo Mateus 23,23-26
Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo
Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.  Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo.

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica Nova Aliança): Como homem do povo – carpinteiro de profissão –, Jesus é um estranho Rabi. Não usa aquela linguagem empolada dos teólogos, com suas parusias e perícopes, escatologias e hermenêuticas. Ao contrário, o pobre Galileu fala das avezitas do céu e das flores do campo, do joio e do trigo, de mosquitos e de camelos.

Neste Evangelho, Jesus aparece no árduo trabalho de arrancar as máscaras dos fariseus de seu tempo: “hipócritas” é uma expressão ligada ao teatro grego, que os artistas levavam ali pertinho, em Cesaréia, falando por trás da máscara cômica e da máscara trágica. Choravam sem sentir tristeza e riam sem experimentar alegria. Pura exterioridade! Puro fingimento!

A lição de Jesus é que a verdadeira religião não depende de práticas externas (como pagar minuciosos dízimos sobre a hortelã e o cominho – autênticas quinquilharias rituais!), uma novena aqui, uma procissão acolá, mas de um coração amoroso inteiramente orientado para o Pai. Os doutores da lei, naquele tempo, oneravam o povo simples com o pesado fardo de numerosas normas acrescentadas aos Dez Mandamentos (613 preceitos já foram contabilizados!).

Em sua linguagem clara e forte, Jesus mostra que os pretensos líderes da espiritualidade – escribas e fariseus - estão filtrando as moscas (presos a detalhes ínfimos da religião), mas engolem camelos (deixam de lado os aspectos fundamentais da religião, como a justiça social, o amor ao próximo, a misericórdia e a fidelidade a Deus).

Que diria Jesus Cristo de nossa sociedade brasileira? Como veria a mulher pobre condenada e presa por roubar um simples xampu, enquanto os senadores e deputados enriquecem com as verbas desviadas e os projetos superfaturados? Como veria as passeatas que protestam contra a morte de uma criança, enquanto milhões de fetos são abortados pelos próprios pais, sem dó nem piedade? Como veria os pastores que utilizam o Evangelho para arrancar o dízimo dos pobres e com ele construir verdadeiros impérios econômicos?

O alerta de Jesus deve tocar também nossa vida pessoal. Será que também nós estamos filtrando os mosquitos, ao mesmo tempo em que engolimos os camelos de nossa impiedade?

LITURGIA COMPLEMENTAR

21ª Semana do Tempo Comum - 1ª Semana do Saltério
Memória: AGOSTINHO DE HIPONA - Santo e Doutor da Igreja
Prefácio Comum ou dos Pastores - Ofício da Memória
Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Eclesiástico - No meio da Igreja, o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória.

Oração do Dia: Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE AGOSTO

Geral – Prisioneiros (as): Para que os prisioneiros e prisioneiras sejam tratados com justiça e sua dignidade humana seja respeitada.

Missionária – Jovens, testemunhas de Cristo: Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, proclamem e dêem testemunho do Evangelho até os confins da terra.

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL

O mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Por isso, lembra-se:

1ª semana: vocação para ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;
2ª semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);
3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares;
4ª semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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