Santo do Dia: SÃO RAIMUNDO NONATO
Primeira Leitura: 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios 1,17-25
Pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas para os que
são chamados, sabedoria de Deus
Irmãos, de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a
Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a
cruz de Cristo da sua força própria. A pregação a respeito da cruz é uma
insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é
poder de Deus.
Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e
frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde o mestre da
Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da
sabedoria do mundo? De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não
chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem
salvar os que crêem por meio da insensatez da pregação.
Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; nós,
porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para
os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo
é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é dito insensatez de Deus é
mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do
que os homens. - Palavra do Senhor.
Salmo: 32(33),1-2. 4-5. 10ab.11
(R. 5b)
Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai
graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus
ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se
propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele
traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.
Evangelho segundo Mateus 25,1-13
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: ”O Reino
dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e
saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco
eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram
óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as
lâmpadas.
O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No
meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’
Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes
disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas
estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo
pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos
vendedores’.
Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam
preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por
fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a
porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’
Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. -
Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica
Nova Aliança): Eis uma opção muito arriscada: deixar para comprar o
óleo em cima da hora e... perder as Bodas do Noivo que chega em horário
imprevisto. Sem a necessária reserva de azeite, apagam-se as lamparinas... e a
noite é tenebrosa para as virgens loucas...
Assim comenta esta parábola São Serafim de Sarov, o místico russo do
Séc. XIX, em seu “Diálogo com Motovilov”:
“Mesmo praticando virtudes, estas virgens, espiritualmente ignorantes, acreditavam
que a vida cristã consistia nessas práticas. Nós temos agido de maneira
virtuosa, temos feitos obras pias, pensavam elas, sem cuidar se tinham, ou não,
recebido a graça do Espírito Santo. Sobre esse gênero de vida - baseado
unicamente na prática das virtudes morais, sem um exame minucioso para saber se
elas trazem, e em que quantidade, a graça do Espírito de Deus – está escrito
nos livros patrísticos: ‘Certas vias, que parecem boas no início, conduzem ao
abismo infernal’. (Pr 14,12.)”
Para o místico russo, a vontade de Deus para nós - que nem sempre
coincide com nossa própria vontade humana - é a aquisição do Espírito Santo,
tesouro inesgotável, superior a todo tesouro deste mundo. Assim, o autor vai
adiante: “É justamente a graça do Espírito Santo, simbolizada pelo azeite, o
que faltava às virgens loucas. Elas são chamadas ‘loucas’ porque não cuidavam
do fruto indispensável da virtude, que é a graça do Espírito Santo, sem a qual
ninguém pode ser salvo, pois, segundo diz a Antífona antes do Evangelho das
Matinas, ‘toda alma é vivificada pelo Espírito Santo a fim de ser iluminada
pelo mistério sagrado da unidade trinitária’”.
Para São Serafim, “a coexistência em nós de sua unidade trinitária com
nosso espírito só nos é dada sob a condição de trabalhar por todos os meios
para obter o Espírito Santo que prepara em nós um lugar digno desse encontro,
segundo a palavra imutável de Deus: ‘Eu virei e habitarei neles, e eu serei o
seu Deus e eles serão o meu povo’. (Lv 26,11-12.) Este é o óleo que as virgens
sábias tinham em suas lâmpadas, óleo capaz de queimar por longo tempo, alto e
claro, permitindo esperar a chegada do Esposo, à meia-noite, e entrar com ele
na câmara nupcial da eterna alegria”.
Curioso contraste: preciso arder nas chamas do Espírito de Deus para não
arder nas chamas do inferno...
LITURGIA COMPLEMENTAR
21ª Semana do Tempo Comum - 1ª Semana do Saltério
Prefácio Comum - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano Litúrgico “B” – São Marcos
Antífona: Salmo 85,1-3 - Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e
escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de
mim, clamo por vós o dia inteiro.
Oração do Dia: Deus que uni os corações dos vossos fieis num só desejo, dai ao
vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis para que, na
instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde encontram as
verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
Espírito Santo. Amém.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE AGOSTO
Geral – Prisioneiros (as): Para que os prisioneiros e
prisioneiras sejam tratados com justiça e sua dignidade humana seja respeitada.
Missionária – Jovens, testemunhas de Cristo: Para que os
jovens, chamados ao seguimento de Cristo, proclamem e dêem testemunho do
Evangelho até os confins da terra.
Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo
cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.
Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do
Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na
segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras
Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL
O mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil é dedicado à
oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Por
isso, lembra-se:
1ª semana: vocação para ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;
2ª semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);
3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e
consagrados(as) seculares;
4ª
semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade.
Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano