NATIVIDADE DE NOSSA
SENHORA - FESTA
Primeira Leitura: Profecia de Miquéias 5,1-4a
De ti há de sair Aquele que dominará em Israel
Assim diz o Senhor: 'Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil
povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem
vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.
Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que a mãe der a luz; e
o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. EIe não recuará,
apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus;
os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da
ferra, e ele mesmo será a paz - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: A dinastia tem de resgatar seus
humildes começos; não Sião, mas Belém, chamada também de Éfrata (1Sm 17, 12; Sl
132, 6). A “origem antiga” pode remontar à genealogia do final de Rute.
Quando Mateus aplica este versículo ao Messias, muda ou lê “não és a menor” (Mt
2,6), sem contradizer o que implica o original. A tradição cristã, prolongando
a sugestão de Mateus, leu neste versículo a origem eterna do Messias.
A restauração anunciada tem um momento previsto, que o profeta só pode
propor num enigma. Suas duas peças se referem ao crescimento do povo por dois
fatores: porque as mulheres voltam a dar à luz, porque os desterrados voltam a
reunir-se com seus irmãos (cf. Is 7,14; 9, 5 e 10, 21s). Aquela que dá à luz é
qualquer mulher judia, e também a capital personificada como matrona. Os que
voltam podem ser os israelitas do reino do Norte ou os judeus depois de um
desterro previsto. “Mãe” e “irmãos” imprimem a esta profecia um tom familiar.
Os falsos profetas rejeitam a visão humilde de Miquéias, aplicando o
esquema de Is 14, 24-27. Os pastores serão capitães, a vitória será obtida
pelas armas e a Assíria será submetida à vassalagem, mesmo que encarne o
legendário Nemrod, caçador e guerreiro (Gn 10, 8-12) -Comentário Bíblico,
Edições Loyola, 1999.
Salmo: 70(71),6; Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)
Exulto de alegria no Senhor
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal,
o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!
uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio,
rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Evangelho segundo Mateus 1,1-16.18-23
O que nela foi gerado vem do Espírito Santo
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou lsaac; lsaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.
Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou
Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon
gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou
Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido
mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa
gerou Josafá, Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão
gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou
Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio da Babilônia. Depois
do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel
gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor
gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud
gerou Eleazar; Eleazar gerou Matá; Matá gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo
de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
A origem de Jesus foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em
casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do
Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la,
resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o
anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação
do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai
salvar seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para se cumprir o
que o Senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à
luz um filho, ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está
conosco - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica
Nova Aliança): A Liturgia escolheu este Evangelho para a festa da
Natividade de Nossa Senhora. Nele, temos o registro da genealogia de Jesus
Cristo, de Abraão a José, esposo de Maria, seguida da cena da "Anunciação
a José". E é neste episódio que o Anjo do Senhor esclarece o justo José
sobre a natureza da gravidez de Maria: "É obra do Espírito Santo".
Ora, a obra do Espírito não começa por aí. Desde o início, quando
"pairava sobre as águas" (Gn 1, 2), Deus já agia simultaneamente em
dois campos: a Criação e a Salvação. E o Espírito Santo sempre trabalhou em
ambas as "obras". É neste sentido que devemos prestar atenção à
fastidiosa relação de nomes, desde Abraão até José: enquanto passa o tempo, ao
longo da história humana, Deus se "prepara" para agir. As promessas
feitas a Abraão, renovadas a Davi, hão de cumprir-se em José, da tribo de Davi,
do povo de Abraão, da raça de Noé. Afunilando-se,
"especializando-se", Deus se vale de mediações humanas para cumprir a
promessa de Aliança com os homens.
Mas Deus decidira que o próprio homem devia colaborar e participar em
sua obra. Nas conhecidas palavras de Santo Agostinho, "o Deus que te criou
sem ti, não te salvará sem ti". Por isso mesmo, os Padres da Igreja
"dataram" a missão de Maria - a missão de gerar o Filho de Deus na carne
dos homens - desde toda a eternidade. Isto é, nos desígnios de Deus, Maria
estava eternamente em seu pensamento. Como disse o poeta, falando em nome de
Maria, "a Criação estava por nascer / e o Senhor se agradou de
mim..."
Na festa da Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria, devemos recordar
o seu especial privilégio: desde sua concepção, tendo em conta sua futura
missão de acolher no próprio ventre o Filho de Deus, Cordeiro sem mancha, Maria
foi preservada de todo pecado. "Em vista dos méritos de seu Filho, foi
redimida de um modo mais sublime." (LG, 53.)
Conforme comenta o Catecismo da Igreja Católica, "Os Padres da
tradição oriental chamam a Mãe de Deus ‘a toda santa' (Panhaghia), celebram-na
como ‘imune de toda mancha de pecado, como que plasmada pelo Espírito Santo, e
formada como nova criatura'. Pela graça de Deus, Maria permaneceu pura de todo
pecado pessoal ao longo de toda a sua vida." (C.I.C., 493.)
À imitação de Maria, abramos todo o nosso ser à ação do Espírito de
Deus.
LITURGIA COMPLEMENTAR
22ª Semana do Tempo Comum - 2ª Semana do Saltério
Prefácio de Maria - Ofício da Festa – Glória
Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos
Antífona: Celebremos com alegria o nascimento da virgem
Maria: por ela nos veio o sol da justiça, Cristo, nosso Deus.
Oração do Dia: Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa
graça: e, assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa
do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Amém.
Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o
Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades,
pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.
Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do
Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na
segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras
Vésperas do 1º Domingo do Advento NALC 44.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE SETEMBRO
Geral – Políticos: Para que os políticos atuem sempre com
honradez, integridade e amor à verdade.
Missionária – Ajuda às Igrejas pobres: Para que aumente nas comunidades
cristãs a disponibilidade de enviar missionários e missionárias: presbíteros,
religiosos e leigos, como também recursos materiais, a fim de ajudarem as
Igrejas mais pobres.
SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA
A Igreja faz uma referencia especial ao mês de setembro como sendo o
”Mês da Bíblia”, levando em conta que também fazemos memória no dia 30 a São
Jerônimo, este santo que viveu entre 340 e 420 e que foi o responsável pela
tradução das Escrituras do hebraico e do grego para o latim. A proposta da CNBB
para o ano de 2012 é que seja estudado o Evangelho de Marcos, cujo tema
escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos
do Brasil é: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema
é: Coragem! Levanta-te! Ele te chama! (Mc 10,49)
Nós do “Católicos com Jesus” preparamos em estudo que está sendo postado
um capitulo por semana, sempre na quarta-feira.
Acesse através do link:
Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano