"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


O Evangelho de Marcos e o chamado dos Discípulos
Por ocasião do mês da Bíblia/2012 em que abordamos o Evangelho de Marcos sob o enfoque do discipulado missionário, oferecemos esta reflexão que nos vem de Pe. Marcus, membro da Comunidade Nova Jerusalém de Fortaleza. Faremos isto por partes.

O EVANGELHO DE MARCOS E O CHAMADO DOS DISCÍPULOS

Introdução

Em meio a tantas vozes que ouvimos em nossa sociedade tão conturbada e dispersiva, há uma que nos dá repouso e na qual encontramos sentido para existência: a voz de Deus.

No tempo de Jesus, há aproximadamente dois milênios atrás, as pessoas também procuravam um norte para vida. Passavam vários pregadores itinerantes nas cidades que reuniam multidões. Os líderes religiosos daquele tempo (fariseus, saduceus etc.) possuíam uma tarefa de ensinar as Escrituras e, assim, geravam uma expectativa do Messias enviado por Deus para corresponder aos anseios de todos. Assim, povo vivia com seus costumes religiosos e um pouco conformado com o domínio romano.

Entretanto, o nazareno Jesus causa um assombro aos seus ouvintes: a multidão acorre a Ele a fim de ser curada, muitos são acolhidos sem julgamentos escrupulosos e percebem um ensinamento novo com autoridade. Será ele o Messias? Alguns acreditaram, seguiram e transmitiram o que viram e ouviram dele.

A mensagem de Jesus não consiste apenas em seus ensinamentos registrados nos evangelhos, mas, sobretudo sua vida, seus gestos e suas ações que comunicavam Deus. Um anúncio de tal proporção não poderia ficar esquecido no passado, por isso, outros continuaram a vida de Jesus, vivendo-a movidos pelo mesmo Espírito que impulsionou Jesus e traduzindo a boa noticia do seu amor para todos os tempos e lugares. Naquele tempo, Jesus chamou doze. Hoje, Ele chama muitos outros ao mesmo seguimento, à acolhida de sua voz para viver sua vida, conforme o Espírito Santo.

Leremos sobre o convite que Deus nos faz a segui-lo, olhando as narrativas da Escritura sobre o discipulado. Em seguida, focalizaremos no evangelho de Marcos e especificamente no chamado dos doze discípulos. Não se trata um artigo com o rigor científico merecido, mas de um ensaio para contribuir com a compreensão do apelo de Deus a exemplo da resposta dos doze primeiros.

Pe. Marcus Mareano
Membro da Comunidade Nova Jerusalém de Fortaleza
Postado por Bíblia e Catequese 

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.