"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gandhi e espiritualidade cristã


E-mailImprimirPDF

Dom Aldo Pagotto
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Perguntaram a Gandhi o que leva o ser humano à destruição. Resposta: “a política sem princípios; o prazer sem compromisso; a riqueza sem trabalho; a sabedoria sem caráter; os negócios sem moral; a ciência sem humanidade; a oração sem caridade”. Resposta sábia e prudente, fruto da experiência de vida e não repetição de uma ideologia.
Gandhi explica sua vivência: “a vida me ensinou que as pessoas são amigáveis se eu sou amável. As pessoas são tristes, se estou triste. Todos me querem, se eu os quero. Todos são ruins, se eu os odeio. Há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio. Há faces amargas, se eu sou amargo. O mundo está feliz, se eu estou feliz. As pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva. As pessoas são gratas, se eu sou grato. A vida é como um espelho. Se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim. Quem quer ser amado, ame. O caminho para a felicidade não é reto. Existem curvas, os equívocos. Há semáforos, os amigos. Há luzes e faróis, a família. Tudo se consegue se você possui um estepe, a decisão. Há um motor poderoso, o amor. Há um bom seguro, a Fé. Há um combustível abundante, a paciência. Acima de tudo o motorista habilidoso, Deus”.

Nada se acrescente ao que Gandhi ensina. Somente agradeçamos a Deus e a Gandhi com uma frase de Teresa de Calcutá: “inútil botar nos nossos lábios as palavras se elas não brotam do profundo do coração”. Continuemos a extrair alguns sentimentos de Gandhi, com acenos cristãos. Chega-se aos graus de elevada sabedoria somente com uma profunda experiência vivida no cotidiano da vida. A vivência do amor é um dom dado pelo Pai. Em seu Filho Jesus, o Pai nos doa o seu Espírito. Quem recebe o dom de Deus serve aos semelhantes sob as mais diversas formas. O povo precisa de gente generosa que se disponha a servir, desprendida de vaidades. A verdade vivida esclarece a quem se equivocou. A paz é fruto da justiça, é também construção coletiva, não sem grandes sacrifícios. O empenho perseverante da caridade reconcilia corações feridos e divididos pelo ódio. A caridade é signo da fé que transforma os corações, provocando o reencontro daqueles que se desviaram do caminho ou que se perderam pelos desmandos da rejeição.

Os que buscam a espiritualidade não acreditam em ideologias. Para quem se sente frustrado pelas decepções e fracassos resta a lição do aperfeiçoamento. Ninguém consegue mentir a si mesmo por muito tempo. Assim também acontece com as ideologias que se desmascaram por si. O mal se destrói por si mesmo. Quem insistir na mentira a si próprio se sentirá dividido, enlouquecido, pois a mentira destrói. Jesus nos diz com certeza: “se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Cf. Jo 8, 32).

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.