Liturgia Diária Comentada 20/02/2013
1ª Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “C” - São Lucas
Antífona: Salmo 24,6.3.22 - Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor,
pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus,
de toda angústia!
Oração do Dia: Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E,
enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos
frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira Leitura: Jn 3,1-10
Os ninivitas se afastavam do mau caminho.
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
"Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a
mensagem que eu te vou confiar".
Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora,
Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser
atravessada. Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava
ao povo, dizendo: "Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída". Os
ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o
superior ao inferior.
A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do
trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de
cinza. Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos
príncipes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não
comerão e não beberão água. Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens
rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas
práticas perversas. Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua
ira, e assim não venhamos a perecer".
Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do
mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e
não o fez. - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Se nos pusermos do lado de
Jonas, deveremos recordar que Nínive, isto é, o mundo, os outros, os não
cristãos, estão dentro dos confins do amor de Deus; que Deus não quer
condená-los, mas salvá-los; que Deus "vela paternalmente sobre todos, quis
que todos os homens constituíssem uma só família e se tratassem mutuamente como
irmãos" (GS 24). O livro de Jonas exorta o povo de Deus a não se dobrar
sobre si mesmo, não se fecha'; pensando ser a comunidade dos salvos, talvez
perseguida pelos demais. Os cristãos foram escolhidos por Deus, não para um
privilégio, e sim para um serviço. Fomos escolhidos por ele para testemunhar
uma salvação oferecida a todos. No contexto da Quaresma, esta leitura é convite
a colocarmo-nos do lado dos ninivitas. O Senhor está no meio de nós e nos
concede quarenta dias para fazermos penitência. Os habitantes de Nínive
acolheram a palavra de Deus e converteram-se. Só poderemos proclamar o convite
à conversão se pudermos dar testemunho de que ela tem significado para nós.
Salmo: 50, 3-4, 12-13. 18-19
(R. 19b)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor,
purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha
culpa!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito
decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso
Santo Espírito!
Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto,
o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração
arrependido!
Evangelho: Lc 11,29-32
Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.
Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade,
Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas
nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como
Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para
esta geração.
No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os
homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante
para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta
geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de
Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. - Palavra da
Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova
Aliança): O evangelista São Lucas escreve especialmente para uma comunidade
de estrangeiros, de gentios, os não-povo. Por isso mesmo, ele não perde ocasião
para realçá-los em relação ao Povo Escolhido, tomado de cegueira diante do
Messias que se revelava. E se algo devia irritar um judeu da época, em seu
orgulho nacionalista, era ouvir algum tipo de elogio aos “cães” estrangeiros, assim
como Jesus elogiava os habitantes da antiga Nínive citados neste Evangelho.
Diante daqueles que cobravam de Jesus um “sinal do céu” que atestasse
seu caráter messiânico, ele deixa de lado os reis e profetas da tradição
hebraica e, para surpresa dos ouvintes, recorda a aceitação que tivera em
Nínive a pregação de Jonas. Santo Efrém de Nisíbia (+373), monge e teólogo da
Igreja síria, comenta:
“Jonas tinha anunciado a destruição aos ninivitas e lhes inspirara o
temor; semeara no meio deles o estupor e eles lhe apresentaram a colheita da
contrição e os frutos da penitência. Esses pagãos se aproximaram de Deus e
receberam a vida.
Se os ninivitas houvessem desprezado Jonas, teriam descido vivos à
mansão dos mortos, tal como Jonas no ventre do peixe. Mas, como fizeram
penitência, também como Jonas foram chamados da morte para a vida. Assim
acontece igualmente com Nosso Senhor: ou bem os homens vivem por sua morte, ou
bem eles morrem por ela.
Àqueles que pediam ouvir uma pregação vinda do alto, Nosso Senhor
oferece uma pregação proveniente das profundezas, pois já haviam ouvido uma
pregação do alto, mas não tinham crido. Também a pregação sobe das profundezas,
como a de Jonas saído da barriga do peixe. Por sua ressurreição, Nosso Senhor
saiu vivo do ventre da terra e enviou os apóstolos entre as nações. Sua
pregação é a pregação da ressurreição que sobe das profundezas; por ela as
nações se convertem e recebem a plenitude da vida.
Tal é o sinal de Jonas: uma palavra proveniente das profundezas e
portadora de vida.” (Comentário do Diatessaron, Sources Crétiennes.)
Todas as épocas receberam seus sinais. Quase sempre, só os souberam
traduzir depois do desastre e da desgraça. Hoje, se não tivéssemos profetas,
bastariam os noticiários para nos convidar à penitência e à mudança de vida...
INTENÇÕES PARA O MÊS DE FEVEREIRO:
Geral – Famílias migrantes: Que as famílias de migrantes
sejam amparadas e acompanhadas em suas dificuldades, sobretudo as mães.
Missionária – Vitimas das guerras e conflitos: Que os que
sofrem por causa das guerras e conflitos sejam protagonistas de um futuro de
paz.
TEMPO LITÚRGICO:
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou
conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até
a missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da
Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a
dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou
preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais
frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração
do mistério pascal” (SC 109).
· Durante este tempo, é
proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é
permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º
Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
· A cor do tempo é
roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
· Em todas as Missas e
Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
· Nas solenidades e
festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e
o Glória.
· As memórias
obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias
facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
· Na celebração do
Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial;
mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano
Ricardo e Marta - Comunidade São Paulo Apóstolo