Liturgia Diária Comentada 16/03/2013
4ª Semana da Quaresma - 4ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “C” - São Lucas
Antífona: Salmo 90,15-16 - Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo,
estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei
longos dias.
Oração do Dia: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma,
possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor
por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira Leitura: Jr 11,18-20
Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.
Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. Eu
era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra
mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos
vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. E tu, Senhor dos exércitos, que
julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a
vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa. -
Palavra do Senhor.
Salmo: 7, 2-3. 9bc-10. 11-12
(R. 2a)
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do
inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que
despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!
Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em
mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó
Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.
O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração.
Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.
Evangelho: Jo 7,40-53
Porventura o Messias virá da Galiléia?
Naquele tempo, ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam:
“Este é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas
alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galiléia? Não diz a Escritura
que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era
Davi?”
Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam
prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do Templo voltaram
para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não
o trouxestes?” Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”.
Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? Por acaso
algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece
a Lei, é maldita!”
Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com
Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o
ouvir e saber o que ele fez?” Eles responderam: “Também tu és galileu,
porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta”. E cada um
voltou para sua casa - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): O fato de
Jesus ter vindo da Galiléia criava dificuldade para ser aceito como Messias.
Conforme uma antiga tradição, o Messias viria de Belém, cidade de Davi, pois
Deus havia prometido a esse rei que, para sempre, um de seus descendentes
haveria de sentar-se no trono de Jerusalém. Esta esperança messiânica de
caráter político-militar estava bem viva na mente do povo, mormente no momento
em que o peso da dominação romana se fazia sentir.
Pelo que se percebe, as autoridades de Jerusalém ignoravam a verdadeira
origem de Jesus. E não pareciam muito interessadas em conhecê-la. O motivo
verdadeiro da resistência contra ele girava em torno da sua pregação. Os
guardas, enviados para prendê-lo, voltaram admirados com o que ouviram de sua
boca. A multidão, também, ficava boquiaberta ao ouvi-lo, a ponto de irritar as
autoridades. Até mesmo o fariseu Nicodemos, que exercia um cargo de liderança
entre os judeus, ficara tão fascinado com o Mestre, a ponto de se tornar
discípulo deles, mas às escondidas. Será ele quem tomará, discretamente, a
defesa de Jesus, sugerindo que, antes de condená-lo, seria preciso ouvi-lo para
saber o que realmente estava fazendo.
A insistência na origem de Jesus ocultava o motivo verdadeiro de sua
rejeição. Sem mudar de mentalidade, seus perseguidores haveriam de rejeitá-lo,
mesmo sendo declaradamente de Belém. Seu modo de ser rompia todos os esquemas
messiânicos da época.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE MARÇO:
Geral – Respeito à natureza: Que cresça, o respeito à
natureza, obra de Deus confiada a nossa responsabilidade.
Missionária – Bispos, Sacerdotes e Diáconos: que os Bispos,
Padres e Diáconos sejam incansáveis anunciadores do Evangelho até os confins da
Terra.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até
a missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da
Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a
dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou
preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais
frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração
do mistério pascal” (SC 109).
· Durante este tempo, é
proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é
permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º
Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
· A cor do tempo é
roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
· Em todas as Missas e
Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
· Nas solenidades e
festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deume o
Glória.
· As memórias
obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias
facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
· Na celebração do
Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial;
mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou
conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano
Ricardo e Marta - Comunidade São Paulo Apóstolo