"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

É preciso ter fome e sede de Deus!

Ansacorc275
É preciso desejar Deus, porque na intensidade de nosso desejo está a grandeza de nossa vida.
Santo Agostinho começa as suas “Confissões” revelando sua grande descoberta:

“A despeito de tudo, o homem, pequena parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o incitais a isto, fazendo com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós.” (Confissões 1,1,1)
A Igreja ensina que “o desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (Cat. n. 27).
O Concílio Vaticano II afirmou que “o aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus… o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador.” (GS, 19,1)
São Paulo expressa isso dizendo que:
“Tudo isto para que procurassem a divindade e, mesmo se às apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora Ele não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,23-28).
O Salmista canta feliz: “Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!” (Sl 105,3). O homem é feito para viver em comunhão com Deus, por isso o convertido Agostinho dizia: “Quando eu estiver inteiramente em Vós, nunca mais haverá dor e provação; repleta de Vós por inteiro, minha vida será verdadeira”. (Confissões, 10,28,39)
São Tomás disse que quanto mais o homem se afasta de Deus, tanto mais experimenta seu nada. Sem Deus a criatura se esvai. Por isso somos levados, pelo amor de Cristo, a levar a luz do Deus vivo àqueles que o desconhecem ou o rejeitam.
A instabilidade do mundo deve despertar sempre mais em nós o desejo de Deus. É preciso este desejo porque o homem é do tamanho de suas aspirações. Estamos constantemente a caminho, à procura do Paraíso perdido.
Richard Gräf escreveu o livro “Bem-aventurados os que têm fome”; fome de Deus. Ele ensina que “cada um de nós se transforma naquilo que ama e que deseja”. Quanto mais a alma se entrega a Cristo, mais experimenta as forças divinas. A estatura que Cristo tiver atingido em nossa vida, diz Graf, será a mesma com ele se apresentará a nós na eternidade.bm_aventurados_menor
É preciso ter fome de Deus; Nossa Senhora disse que “O Senhor sacia de bens os famintos” (Lc 1, 53). Diz o Apocalipse que: “Já não terão fome nem sede… porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes da água viva” (Ap 22,17).
Santo Agostinho nos convida: “Atira-te Nele! Não penses que te lances no vácuo. Não julgues assim, pois Ele disse: Encho céus e terra”.
Cristo vive em nós (Gal 2,20) e quer tomar forma em nós (Gal 4,19). Cristo transforma em atos todos os nossos desejos no campo sobrenatural. É preciso desejar Deus, ter fome de Deus, porque na intensidade de nosso desejo está a grandeza de nossa vida. Deus nos dá as graças conforme o nosso desejo. Os desejos valem como atos diante de Deus (cf. Mc 12,41-44; Lc 21,1-4)
O Senhor nos diz: “Quem tiver sede venha a mim e beba” (Jo 7,37). O Salmista clama: “Minha alma tem sede de Deus como a terra sequiosa” (Sl 142,6). Em nós mesmos jorra a fonte de água viva (Jo 7, 38). Então, de nós mesmos, correrão torrentes de água viva que poderão estancar a sede de milhares de almas.
Prof. Felipe Aquino

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.