"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Em audiência especial, papa recebe trabalhadores do Vaticano para felicitações natalinas



Em audiência especial, o papa Francisco recebeu, na manhã desta segunda-feira, 22, os funcionários do Vaticano para as felicitações natalinas. É a primeira vez que um papa realiza este gesto. Ele agradeceu calorosamente pelo trabalho de cada um. Aos italianos, dedicou palavras especiais porque, segundo ele, “durante toda a história da Igreja e da Cúria Romana, trabalharam habitualmente com ânimo generoso e fiel, colocando-se a serviço dos grandes santos, papas, mártires, missionários e artistas”. Francisco também não se esqueceu dos trabalhadores de outros países, que “trabalham generosamente, longe de suas pátrias e famílias, e que representam para a Cúria o rosto do catolicismo da Igreja”.

O Papa encorajou todos a meditar para “fazerem um exame de consciência em preparação ao Santo Natal e Ano Novo”, exortando-os a aproximarem-se do sacramento da confissão ''estado de espírito dócil para receber a misericórdia do Senhor que bate à porta dos nossos corações a alegria da família”.
O pontífice agradeceu ao empenho e esforço diário, afirmando que a Cúria expressa um corpo vivo e os membros do corpo que parecem ser mais fracos são os mais necessários, enquanto os que parecem menos honrados são os que merecem maior respeito. “Deus formou um corpo para que não haja divisão, sendo que os membros tiveram cuidado uns com os outros”, lembra o papa.
Exortações
Francisco escolheu a palavra “cuidado” para caracterizar o encontro. O santo padre explicou que “cuidar implica manifestar interesse rigoroso, que compromete tanto a nossa alma como a nossa atividade; fazer algo a alguém significa olhar com atenção a qualquer pessoa que necessite cuidado, sem pensar em nada mais”.
Neste Natal, o papa exortou todos a cuidarem da vida espiritual, do relacionamento com Deus, da vida familiar e da relação com os demais. Segundo ele, é preciso cuidar a forma de falar, purificando a língua de palavras ofensivas, cuidar das feridas do coração com o óleo do perdão, e ainda cuidar do trabalho, realizando-o com entusiasmo, humildade e paixão.
No mesmo sentido, para celebrar a data com santidade, o bispo de Roma recomendou ainda que todos tenham cuidado com a inveja, luxúria, ódio e sentimentos negativos, que devoram a paz interior e nos transforma em pessoas destrutivas. “Cuidem também do ressentimento, que leva à vingança; e a preguiça, que leva à eutanásia existencial. Sem esquecer dos cuidados com os pobres, idosos, doentes, famintos e sem-teto.”
Em relação ao Natal, o Papa pediu que não seja nunca uma festa de consumismo comercial, de aparência ou de presentes inúteis, ou mesmo de desperdícios supérfluos, mas que seja a festa da alegria de acolher o Senhor no presépio e no coração.  “O verdadeiro Natal é a festa da pobreza de Deus, que se despojou de si mesmo, tomando forma de escravo, de Deus que se esconde dos inteligentes e sábios para se revelar aos pequenos, simples e pobres; do Filho que não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida como preço de resgate para muitos”, disse.
Antes de se despedir, o papa pediu perdão. “Não quero acabar estas palavras de felicitações sem vos pedir perdão pelas faltas, minhas e de meus colaboradores, e também por alguns escândalos, que fazem tão mal. Perdoem-me”, concluiu Francisco.
Foto da Rádio Vaticano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.