Segunda-feira, 2 de março de 2015 - 2ª Semana da Quaresma
Lucas 6,36-38
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36 “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
É muito agradável conviver com pessoas que se dão conta dos próprios limites, dos próprios erros, dos próprios pecados. Estas pessoas são capazes de nos suportar, entender e amar, apesar dos nossos defeitos. É insuportável conviver com pessoas que não têm espelho, que não se enxergam... Estas se colocam na condição de juízes(as)...Quando reconhecemos os próprios erros não caímos no erro de condenar a pessoa de ninguém. Precisamos fazer o exercício de separar o erro e o pecado da pessoa que comete erros e pecados. Também nós temos as nossas fraquezas que, nem sempre, conseguimos superar. Deixemos que Deus julgue. O julgamento divino será sempre o melhor. Deus tem critérios de amor e misericórdia.Portanto, sem sermos coniventes com tantas situações erradas e sem sentido que anda acontecendo por aí, vamos nos empenhar de verdade em vencer o mal pelo bem, sem condenar ninguém. Ainda que formos bem perseverantes em vigiar nossos próprios defeitos, não temos o direito de levantar o dedo para ninguém...
Oração
Senhor Jesus, fonte de misericórdia e perdão, ajuda-me a ser menos agressivo quando se trata de emitir juízos de valor sobre teus filhos e filhas, meus irmãos e irmãs. Concede-me a capacidade de conviver fazendo o exercício de conviver com quem cometeu erros e pecados, sem condená-los. Dá-me a graça de não condenar quem possa estar trilhando caminhos tortuosos, talvez porque distante do Teu amor regenerador. Não permitas, Senhor, que eu seja cruel com as fraquezas dos meus semelhantes, pois eu mesmo tenho muitas fragilidades que ainda não consegui superar. Dá-me a graça de vencer o mal pelo bem, sem precisar condenar ninguém. Que meu coração seja cada vez mais semelhante ao Teu misericordioso coração. Renova diariamente em mim, Jesus, o espírito de misericórdia. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita misericórdia para com os que erram...
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.