"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 14 de março de 2015

Hora Santa Eucarística- 2015

DIOCESE DE LIMEIRA, SP

“EUCARISTIA: FONTE DE FRATERNIDADE, SERVIÇO E COMUNHÃO”


I. ABRINDO-NOS À ORAÇÃO
(em pé)

Chegada - oração pessoal silenciosa.

Refrão Meditativo (Curso Diocesano 2006)
“Amou-nos até o fim! / amou-nos até o fim! / amou-nos, amou-nos, até o fim!”

 Sinal da Cruz: (espontaneamente)

Abertura: (canto de repetição = um solista e toda a comunidade)

- Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar!
- Vem, não demores mais em nos libertar!
- Venha tua paz sobre nós, Senhor!
- Afasta todo ódio, reine o amor!
- Dos recantos todos, vem juntar teu povo;
- Teus filhos, tuas filhas, congregar de novo.
- Aos cristãos, Senhor, traz a unidade,
- Pra que o mundo creia em tua verdade.
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito,
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito.

Motivação
(Sentados)

Dirig: Ao longo de nossos exercícios quaresmais deste ano, de forma pessoal e comunitária, tivemos a oportunidade de nos preparar para a solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Os textos bíblicos deste período, sobretudo os evangelhos dominicais, nos levaram a uma caminhada batismal de conversão e adesão ao projeto de vida que Jesus veio trazer, projeto que gera a liberdade e fomenta o serviço generoso e gratuito, por amor ao próximo, em todas as esferas de nossa sociedade

Todos: “Deus é amor!” / e por ser amor / sempre nos acolhe / em sua misericórdia , / apesar de nossas limitações. / Muito obrigado, Senhor, / por revelardes / vossa misericórdia, / pelo amor/ e por nos ensinar/ a cada dia mais/ a importância de servir/ sem esperar recompensa.

Leitor 1: Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor revivemos Sua entrada triunfal em Jerusalém e, com todos os que lá estavam, O acolhemos e aclamamos...

Todos: “Hosana ao Filho de Davi!... / Bendito o que vem / em nome do Senhor!.../ Hosana ao Filho de Davi!”

Dirig: Celebrando agora ao Tríduo Pascal, estamos revivendo os últimos momentos do Senhor Jesus entre os seus discípulos.

Leitor 2: Revivemos a Páscoa da Ceia, memorial da libertação... Ceamos com o Senhor, Ele lavou-nos os pés e deixou-nos Seu testamento de Amor, ensinando-nos a importância do serviço para o bem comum.

Todos: “Eu vos dou / este novo mandamento, / esta nova ordem: / que vos ameis / uns aos outros, / como eu vos amei!”

Dirig: Revivemos a noite da despedida! Conforme ouvimos: “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1) Consciente de seus últimos momentos entre os seus, Jesus quis comunicar, aos discípulos e a nós, sua preciosa herança espiritual...Acompanhemos, novamente este texto tão significativo...  (em pé)


Leitor 3: Proclamação do Evangelho segundo João 13, 1.4 – 5.12 -15 (proclamar da Bíblia)

(Sentados - Instantes de Silêncio – Meditação Pessoal – Repetição de frases da leitura)

Dirig: Irmãs e irmãos, nesta hora em que Cristo Jesus entrou em agonia no Horto das Oliveiras, recordemos de todos aqueles que no mundo inteiro, a estas horas, se encontram angustiados, desesperados, necessitados de um gesto, uma ação que os valorize e devolva a dignidade, quem sabe, porque a vida se tornou para eles um beco sem saída... Coloquemos aqui nossas próprias angústias... Em tudo isso, é a própria agonia de Cristo que continua e se prolonga... Da boca de todos os angustiados do mundo, ouçamos, aqui e agora, no silêncio da oração, a queixa que Jesus dirigiu a seus amigos: “Será que vocês não podem vigiar pelo menos uma hora comigo?”...
(Silêncio)

Refrão
“Eu quis comer esta ceia agora, / pois vou morrer, já chegou minha hora, / *comei, tomai, é meu Corpo e meu Sangue que dou / vivei no amor, eu vou preparar / a ceia na casa do Pai!*” (bis)

(Em pé)

Dirig: “Sabei que Eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos”. Esta é a promessa de Jesus, que encontramos no Evangelho de São Mateus. Porém, antes da entrega de Sua vida pela vida do mundo, pede-nos que vigiemos e oremos com Ele...

Todos: Senhor / vos agradecemos / por vossa entrega total,/ em favor de toda a humanidade. / Agradecidos, / aqui estamos, / vos acompanhando / nos momentos de agonia / e aflição.

Dirig: Reunidos para este momento de Vigília Eucarística, queremos recordar que esta presença do Senhor decorre da Celebração Eucarística e a ela nos encaminha. Jesus Cristo, solidário com os sofredores e com a Verdade que liberta (Jo 8,32), é a referência fundamental. Ele ensinou-nos e deu-nos o exemplo para que o sigamos: “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

 Leitor 4:  Como discípulos e discípulas fiéis, aqui estamos com Jesus no Horto das Oliveiras. O Senhor permite-nos participar da Sua intimidade. Ele oferece a liberdade a todos indiscriminadamente. Seu Mistério Pascal é mistério da libertação. É para que todos tenham vida que Ele doou sua vida.      

Todos: Senhor, / na contemplação de vosso mistério, / vos pedimos / que nos torne / sensíveis e solidários / com as pessoas / que sofrem / sob o peso / da cruz da exclusão / do desrespeito,/ e das injustiças sociais.
(Se oportuno, deixar instantes de silencio para a oração e meditação pessoais)


II. “EU VIM PARA SERVIR” – Fraternidade: Igreja e Sociedade

(Sentados)


Dirig: Este ano a Campanha da Fraternidade propôs-nos ser, de fato, uma Igreja em “saída” que, iluminada pelos documentos da doutrina social da Igreja, elaborados no Vaticano II (2º), evangeliza pela caridade, inserida na vida social, semeando a partilha, a justiça e a participação de todas as pessoas, sem exclusões.

Canto
“Quero uma igreja solidária,
servidora e missionária,
que anuncia e saiba ouvir.  
A lutar por dignidade,
por justiça e igualdade,  
pois “eu vim para servir” (Mc 10,45).

Leitor 1: O Objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelos Concílio Ecumênico Vaticano II (2º), como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Canto
Em meio às angústias, vitórias e lidas,
no palco do mundo, onde a história se faz,
sonhei uma igreja a serviço da vida,
*Eu fiz do meu povo os atores da paz!*

 “Quero uma Igreja solidária,
servidora e missionária,
que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade,
por justiça e igualdade,
pois “eu vim para servir” (Mc 10,45).

(Se oportuno, deixar alguns instantes de silêncio, para meditação pessoal)

Dirig: Aqui estamos, Senhor, para colocar diante de Vós nosso desejo de unidade e nossa busca de justiça social. Neste momento especial de adoração eucarística, queremos proclamar a dignidade dos irmãos e irmãs que criastes com amor, refletindo sobre o que significa sermos diante de Vós uma só família que deve viver na solidariedade, na fraternidade, na proteção mútua diante dos perigos deste mundo.

Todos: Inspira-nos, Senhor, / e fortalece-nos / na escolha dos caminhos da justiça, / da unidade, / do diálogo fraterno / e da construção do bem comum.

Leitor 2: A Campanha da Fraternidade deste ano faz memória do caminho percorrido pela Igreja com a Sociedade, procura identificar e compreender os principais desafios da situação atual e apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes.

Todos: Cada ser humano / é obra tão valiosa / que não pode ser desrespeitado. / Queremos vos louvar, Senhor, / respeitando a dignidade / e os direitos de cada um / de vossos  filhos e filhas,  / colaborando / para que a sociedade / seja um lar seguro / e melhor, / para que todos tenham vida/ como é o desejo de Jesus/ para a grande família humana.

Leitor 3: Num mundo que tende a valorizar mais o lucro do que as pessoas, queremos viver a fraternidade solidária, num discipulado missionário que proclame, pela palavra e pelo exemplo, o amor e a atenção ao outro, que Jesus viveu e ensinou.

Todos: Ajuda-nos, Senhor, / para que valorizemos sempre / a atitude de serviço / que nos fará viver / como uma grande família / de irmãos e irmãs / que se amparam mutuamente.

Canto
Preciso de gente que cure feridas,
que saiba escutar , acolher, visitar.
Eu quero uma igreja em constante saída
*de portas abertas, sem medo de amar!*

“Quero uma Igreja solidária,
servidora e missionária,
que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade,
por justiça e igualdade,
pois “eu vim para servir” (Mc 10,45).

Leitor 4: Sabemos que é difícil vencer a acomodação e a indiferença enquanto outros sofrem, são maltratados e privados das oportunidades de crescimento. Mas sabemos também que nenhum de nós é uma ilha isolada e que só estaremos seguros e felizes numa sociedade em que todos sejam respeitados e bem atendidos nas suas necessidades. Em uma sociedade em que realmente o verdadeiro amor reine sobre tudo e sobre todas as situações.

Canto
“Onde reina amor, fraterno amor...
Onde reina amor, Deus aí está!”
(Cantos e Orações, 1459 j).

Leitor 1: Nem sempre está ao nosso alcance fazer tudo o que é preciso diante de grandes injustiças. Mas muitas vezes nos acomodamos e não damos os passos possíveis, deixando também desanimados outros, que poderiam se envolver mais se nosso exemplo fosse mais coerente e motivador. Com isso, esquecemos que Jesus veio trazer a vida plena para todos.

Canto
“Eu vim para que todos tenham vida,
Que todos tenham vida plenamente!”

Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males.
Hoje és minha presença junto a todo sofredor.
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

Leitor 2: Ser Igreja é uma alegria e também uma responsabilidade que não se esgota com o que fazemos dentro dos templos ou em nossos momentos específicos de oração. Se nos afirmamos como cristãos e cristãs, mas não sabemos levar para fora da Igreja o estilo de vida e de comportamento que Jesus ensinou, estaremos apresentando mal o Evangelho que fomos chamados a anunciar. É urgente agir onde a vida corre risco.

Canto
“Eu vim para que todos tenham vida,
Que todos tenham vida plenamente!”

Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa.
Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus.
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

Leitor 3: Jesus queria a unidade entre seus discípulos, porque o amor era seu apelo mais importante e, sem isso, eles não teriam a força necessária e o exemplo de fraternidade que iriam tornar a mensagem coerente e atrativa. Desse modo, unidos, os cristãos promovem e defendem a vida, através do serviço.
           
Canto
 “Eu vim para que todos tenham vida,
Que todos tenham vida plenamente!”

Entreguei a minha vida pela salvação de todos.
Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes.
Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

Dirig: Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus instaura uma nova lógica de convivência: o serviço. E enfatiza que dar esse passo para o serviço é condição para ter parte no Reino por Ele inaugurado. Reforça ainda, que o servo não busca para si os melhores lugares. Acompanhemos com atenção:

(Em pé)

Leitor 4: Evangelho segundo Marcos 10, 35-45 (proclamar da Bíblia)

(Sentados -Instantes de Silêncio – Meditação Pessoal – Repetição de frases da leitura)
Dirig: No Espírito de quem reconhece que Jesus veio para servir e que devemos ser verdadeiros cristãos, atentos ao que nos diz nosso querido Papa Francisco: “Amar servindo!”, rezemos juntos a oração da CF 2015:

Todos: Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo,
vós conduzis a Igreja, servidora da vida,
nos caminhos da história.

A exemplo de Jesus Cristo
e ouvindo sua palavra
que chama à conversão,
seja vossa igreja testemunha viva de fraternidade
e de liberdade, de justiça e de paz.

Enviai o vosso Espírito da Verdade
para que a sociedade se abra
à aurora de um mundo justo e solidário,
sinal do reino que há de vir,
Por Cristo Senhor nosso,

Amém!


III. EUCARISTIA, VIDA PARA A IGREJA  

Canto
Bendito, louvado seja, bendito, louvado seja,
O Santíssimo Sacramento, o Santíssimo Sacramento.

Os povos adorem todos, os povos adorem todos,
O Santíssimo Sacramento, o Santíssimo Sacramento.

Dirig: Depois de morrer, o Senhor deu-se a conhecer no partir do pão. Por isso, o pão eucaristizado é para nós a presença viva, real e permanente de Jesus em nosso meio! Acompanhemos o texto com o silêncio de nossa oração.

 Leitor 4: Proclamação do Evangelho segundo São Lucas 24, 13-35 (proclamar da Bíblia)

(Sentados - Instantes de Silêncio – Meditação Pessoal – Repetição de frases da leitura)

Canto
Fica conosco, Senhor, é tarde e a noite já vem!
Fica conosco, Senhor,
Somos teus seguidores também! (bis)

Leitor 1: Deste modo, o Senhor Jesus nunca está ausente... Ele é presença no irmão e na irmã de caminhada; é presença na comunidade que se reúne, ora, canta, celebra e promove a vida; é presença nos gestos de  serviço, de acolhida, de partilha, de fraternidade e de solidariedade...


Canto
“O Pão da vida, a Comunhão,
Nos une a Cristo e aos irmãos.
*E nos ensina a abrir as mãos,
Para partir, repartir o pão!* (bis)

Leitor 2: O Senhor Jesus se faz presença também nos momentos de dor, de angústia e aflição; nos momentos de incerteza e solidão, de ausência e abandono. Basta conseguirmos reconhecê-Lo, pela fé...

Todos: Senhor Jesus, / cremos em vossa presença / em cada momento de nossas vidas / e vos agradecemos muito / por esta presença! / abrí sempre mais / nossos olhos da fé / para que o vejamos, / o reconheçamos / e o vivamos,/ anunciando-o em nossa missão!

Canto
Glória a Jesus na Hóstia Santa,
Que se consagra sobre o altar
E aos nossos olhos se levanta
Para o Brasil abençoar.

Que o Santo Sacramento,
Que é o próprio Cristo Jesus,
Seja adorado e seja amado
Nesta terra de Santa Cruz,
Seja adorado e seja amado
Nesta terra de Santa Cruz.

Leitor 3: Desta forma, estaremos mais perto de viver no dia-a-dia a fé que professamos e a Eucaristia que celebramos. O Corpo e Sangue do Senhor Jesus eucaristizados que comungamos, se tornará vivo e presente na família, na comunidade e na sociedade por nossos gestos e atitudes. Estaremos construindo um mundo de irmãos e irmãs...

Canto
Glória a Jesus, Deus escondido,
Que vindo a nós na comunhão,
Purificado, enriquecido,
Deixa-nos sempre o coração.

Que o Santo Sacramento,
Que é o próprio Cristo Jesus,
Seja adorado e seja amado
Nesta terra de Santa Cruz,
Seja adorado e seja amado
Nesta terra de Santa Cruz.
           
Dirig: A cada momento é importante que reafirmemos nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia e nos comprometamos com a vida que dela emana para a Igreja e para toda a humanidade, para o planeta enfim.

Canto
Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida,
O Pão da alegria descido dos céus!

Nós somos caminheiros,
Que marcham para os céus.
Jesus é o caminho que nos conduz a Deus.

Dirig:Também é importante que assumamos aos compromissos que emanam da Eucaristia: união, partilha, justiça, amor, fraternidade, entre tantos outros...

Canto
O pão da Vida, a Comunhão,
Nos une a Cristo e aos irmãos
*E nos ensina a abrir as mãos,
Para partir, repartir o pão!* (bis)


Dirig: Diante do Senhor Jesus, presença viva no pão eucaristizado, intensifiquemos nossa oração comunitária...
(Em pé...esta oração foi extraída de artigo da revista de liturgia – autora: Ir. Penha Carpenedo)


Todos: Senhor Jesus, / Pão da Vida, / bendito sejas pelo pão de cada dia / e pela alegria de viver, / por tantas pessoas amigas, / pela saúde, / pela nossa comunidade.
            Vós que tantas vezes / fostes ao encontro dos que sofrem, / tende piedade de todas as pessoas / que vivem na solidão,/ ou passam pela doença,/ ou são vítimas de leis injustas.
            Lembrai-vos, Senhor Jesus,/ da vossa igreja,/ que muitas vezes experimenta a fraqueza / e a infidelidade ao vosso evangelho.
            Dai, ó Senhor,/ a todas as religiões / a graça de um diálogo respeitoso / e às igrejas cristãs / a unidade visível, / para que o mundo creia.
            Dai-nos, Senhor, / a graça de viver / o amor concreto / em nossa família,/ em nossa comunidade / e de estar / sempre disposto e disposta / a construir a paz / ainda que tenhamos / que dar a vida.

Pai nosso que estais no céus...

Pois vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre...

Dirig: Senhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia e em nossos corações, agradecemos a vós de coração sincero, porque viemos para vos fazer companhia e contemplar o mistério de vossa doação em favor de toda a humanidade. Na verdade fostes vós que nos acolhestes e nos confortastes o espírito com a vossa presença e a força de vossa Palavra. Concedei-nos a graça de sermos os multiplicadores do vosso gesto de amor e serviço em favor dos nossos irmãos e irmãs. Vós, que sois Deus e viveis com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: Amém!

Dirig: Que o Senhor abra nossos corações para Vossa lei e Vossos mandamentos e nos conceda a paz. Que Ele ouça nossos louvores, orações e súplicas e, permanecendo conosco, ajude-nos a trilhar os caminhos deste mundo, orientando nossos passos pelas estradas do bem, da justiça e da paz!

Todos: Amém!

Dirig: Abençoe-nos o Senhor nosso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo... confortando-nos com sua paz!

Todos: Amém!

Dirig: Permaneçamos na paz do Senhor e, iluminados pelo Espírito Santo nos tornemos sempre mais discípulos e missionários do Cristo Jesus!

Todos: Assim seja! Graças a Deus!

Comissão Diocesana para a Liturgia
Diocese de Limeira

Alguns lembretes:

·         Ficou acertado na última reunião do clero (dezembro de 2014) que a Hora Santa Eucarística, este ano de 2015, estaria disponível no site de cada Paróquia, e que cada uma iria providenciar a melhor maneira de fazê-la.

·         Esta Hora Santa Eucarística poderá ser feita após a Missa da Quinta-feira Santa, ou também na manhã da Sexta-feira Santa. Contudo, segundo o Missal Romano, no nº 21, na página 253, diz que, “após a meia noite (da Quinta-feira Santa) esta adoração seja feita sem nenhuma solenidade”.

·         O Missal Romano deixa bem claro a maneira como se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento, nos nºs 15-20, nas páginas 252-253, e conseqüentemente, esta adoração. Portanto se usa o cibório, e não o ostensório. É depositado no tabernáculo e não sobre o altar.

·         Esta Hora Santa Eucarística se difere das demais que fazemos na Paróquia. Não é o momento de louvar o Jesus Eucarístico, mas um momento de oração, de vigília, junto do Senhor, no Jardim das Oliveiras, lembrando a passagem onde Jesus diz aos discípulos: “Vocês não puderam vigiar, nem se quer uma hora comigo?” (Mt 26, 40).

Boa Oração a todos e uma Santa e Feliz Páscoa.

Pe. Ocimar Francisco Francatto

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.