"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mercenário

Dom José Alberto Moura

Mercenário

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)


Jesus é o Bom Pastor, contrariamente ao mercenário. Este atua por dinheiro ou outro interesse, talvez até o de roubar ovelhas, não se responsabilizando pelo bem  das que são colocadas a seu cuidado (Cf. João 10,11-18). Não basta alguém se dizer religioso, até freqüentando alguma religião, mas sem compromisso com a verdade, a justiça e a prática do amor ao semelhante. Usar a religião para angariar votos e exercer funções de liderança, mas traindo as pessoas e as comunidades na prática de sua liderança social é funcionar como mercenário.

Quem recebe a missão de cuidar do rebanho e o faz como vocação e amor realiza o bem das ovelhas. Cuida de ir ao encontro de suas necessidades. Não poupa esforços para praticar a justiça. Usa do cargo para tentar fazer o maior bem possível ao redil. Não usa de sua liderança para explorar os súditos, nem desvia seus recursos para fazer seu império próprio, manifestando que é o maior e mais importante! É humilde servidor. Não se enriquece às custas do povo. Sabe dialogar e promover os carismas, atraindo a participação das pessoas para ajudar a promover o bem comum. Dá preferência à promoção de ações para vir ao encontro, em primeiro lugar, das necessidades dos mais fragilizados socialmente.
O líder que é humano e cristão de verdade, segue o exemplo de quem já fez caminho no exercício do bem comum. O maior exemplo é o de Jesus, que deu tudo de si pelo bem da humanidade. Ele nos ensina a humildade, o desprendimento, a fraternidade, o zelo pelas ovelhas, a inclusão social, o respeito à vida, à família e aos mais necessitados. Ele lembra:
“Dou a minha vida” (João 10,17). Quem é eleito para um serviço à comunidade deve estar disposto a também dar de si pelos que nele confiaram o cargo. Ao contrário, se ele se tornar um puro mercenário, pode até conseguir, lícita ou ilicitamente, vantagens com o exercício do cargo, mas mostra pequenez de caráter. Quantos são tidos como ladrões, maus caracteres, bandidos, mentirosos e traidores da causa do povo! Jesus lembra: “Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas” (João 10,13).
Jesus, antes do holocausto na cruz, foi a Jerusalém, entrando triunfalmente nela, montado num jumentinho. Mostrou ser rei pobre. Poderia ir de carruagem, fazendo propagando sobre sua grandeza. Ao contrário, mesmo tendo o poder divino, mostrou seu desprendimento total do que é suntuosidade e grandeza material e social. Seu reino é o da grandeza de alma, com amor total ao semelhante, mesmo se, para isso, dever dar tudo para o bem do outro. Ele praticou e ensinou que o maior é o mais servidor. A lição do lava-pés o caracteriza. Vivemos na turbulência do consumismo e egoísmo exacerbado, em que se mostra que o maior é quem mais se apresenta como importante e tem poder  superior aos outros, mesmo se o fizer com o roubo e a corrupção. Essa prática mercenária invade muito a realidade política, não de todos, mas de grande parcela. Precisamos seguir melhor o Bom Pastor e instar a população para que eleja pessoas com grandeza de caráter, que realmente sigam o exemplo do Mestre para servirem o mesmo povo e não se servirem dele, para que tenhamos mais vida justa, solidária e fraterna. A Campanha da Fraternidade deste ano nos sublinha a necessidade de realmente sermos servidores do semelhante!

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.