"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 25 de maio de 2015

“Eu vim atear fogo ao mundo!”

CORRA O RISCO E QUEIME-SE!
Que o fogo do coração de Jesus se propague por toda a terra!
“Eu vim atear fogo ao mundo!”
por Liana Plentz

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
“Eu vim atear fogo ao mundo:
e oxalá já estivesse ardendo!
Preciso passar por um batismo, e como me angustio até que se cumpra!” (Lc 12,48-49).
Jesus se esforçava por transmitir o “fogo” que ardia em Seu coração enquanto caminhava pela Galileia.

Certamente, a Sua vontade é que esse fogo queime realmente, que se propague por toda a Terra e que o mundo inteiro se inflame. Jesus quer que ninguém o apague, mas principalmente que ele não se apague no coração de Seus discípulos missionários!
Esse “fogo” que arde em Seu interior é a paixão por Deus e a compaixão pelos que sofrem. Só quem se aproxima de Jesus com os olhos abertos e o coração desperto pelo Seu amor é capaz de compreender essa paixão que o move e o faz viver buscando o reino de Deus e Sua justiça até à morte.
Será que deixar que esse fogo de Jesus vá se apagando em nós não será o nosso grande pecado?
“Para que serve uma Igreja de cristãos instalados comodamente na vida, sem paixão alguma por Deus e sem com-paixão pelos que sofrem? Para que se precisa no mundo de cristãos incapazes de atrair, transmitir luz ou oferecer calor?”
Para conhecer o poder transformador que o Mestre quis introduzir na Terra é preciso deixar-se queimar por Jesus. Só assim pode-se descobrir o aspecto mais apaixonante do Evangelho. E irradiar o mesmo fogo ao redor, na comunidade, na Igreja.
Olhemos para Jesus e deixemo-nos queimar, deixemos o nosso coração arder:
• Quando escutarmos Sua palavra viva e penetrante;
• Quando o frescor de Suas imagens e parábolas tomar conta de nossa mente;
• Quando nos dermos conta da Sua linguagem concreta e imprevisível que não engana;
• Quando nos deixarmos contagiar pela Sua paixão pela vida: uma vida íntegra, vigorosa, sadia, a vida vivida em abundância: “Vim para que tenham vida, e a tenham em abundância’’;
• Quando conseguirmos sentir Deus como Pai e assim nos dermos conta de que todos os outros são nossos ir-mãos;
• Quando desistirmos de buscar o êxito, o útil, o razoável, e nos libertarmos do que os outros acham e do que os outros fazem e buscarmos uma vida feliz para todos, sem exceção, uma vida pautada no amor.
Jesus nos chama a viver o amor sem restrições. Não basta buscar a perfeição, vivendo corretamente. É preciso escutar a voz do coração. Ir além do esperado: “Amai os inimigos”. Buscai o bem de todos.
A mensagem de Jesus, se acolhida em nosso coração, em nossa vida, sacode, causa impacto e transforma. Mostra-nos um estilo de vida, um caminho a seguir,
um caminho de transformação.
Quem segue Jesus traz a “revolução” do amor em seu coração, e vai buscar uma sociedade mais justa.
Vai viver buscando ardentemente que o fogo aceso por Ele arda cada vez mais neste mundo. Mas, como isso pode acontecer sem uma transformação radical?
O “fogo” que Jesus deseja ver “ardendo” sobre a Terra, é o amor que está no centro do Evangelho. Um amor que não combina com passividade, mediocridade ou rotina da boa ordem.
Não podemos esquecer em nenhum momento de que Deus está perto de nós. Ele é que faz germinar, crescer e frutificar o amor e a justiça do Evangelho.
É justamente essa presença de um Deus que não fala de vingança, mas de amor apaixonado e de justiça fraterna, o que há de mais essencial no Evangelho.
Assim Jesus contempla o mundo: cheio da graça e do amor do Pai. Essa graça e esse amor são a força criadora que vai fermentando a massa, como um fogo aceso que deve fazer arder o mundo inteiro.
Qual o sonho de Jesus?
• Uma família humana na qual habita o amor e a sede de justiça.
• Uma sociedade que busca apaixonadamente uma vida mais digna e feliz para todos.
Nós, seguidores de Jesus, não deveríamos perder a confiança e o ânimo. Esta sociedade está necessitada de testemunhas vivas que nos ajudem a continuar acreditando no amor, porque não há horizonte para o ser humano se ele acabar perdendo a fé no amor.
Eu vim atear fogo ao mundo: e oxalá já estivesse ardendo!
• Coloquemo-nos diante de Jesus, em oração, e demos-Lhe uma resposta a esta sua convocação.
• Como estamos alimentando esse fogo dentro de nós? Em nossa vida e testemunho? Temos espalhado esse fogo ao nosso redor?
• O que pode aumentar em nós o amor a Jesus?
• Com o que nos compromete essa Palavra de Deus refletida hoje?
• Como podemos aumentar o fogo nos irmãos de fé e caminhada?
O importante é que você, leitor, não permita que este seja apenas mais um texto de reflexão que você leu.
Tome uma decisão! Aceite a transformação radical que Jesus quer fazer em você!
Aceite deixar que o Seu amor tome conta de você! Totalmente! Corra o risco e queime-se!
Aceite ser uma testemunha viva que ajuda os outros a acreditar no amor!

Liana Plentz
Jornalista, catequista, especialista em ensino religioso. Coordenadora da iniciação à vida cristã do Vicariato de Porto Alegre.
Secretária da Animação Bíblico-catequética do Regional Sul 3 da CNBB.

Publicada na Revista Sou Catequista edição 09/2015 em PDF.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.