"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Igreja sem Fronteiras, Mãe de todos

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz

Dom Roberto Francisco Ferreria PazBispo de Campos (RJ)

Com este tema tão sugestivo e emblemático, o Papa Francisco desenvolveu o conteúdo e as propostas relativas a mensagem para o dia mundial do migrante e do refugiado. Partimos da convicção de que Jesus é o evangelizador por excelência e o Evangelho em pessoa (EG 209). Ele nos convida a cuidar das pessoas mais frágeis e reconhecer o seu rosto de sofrimento nas vitimas das novas formas de pobreza e escravidão.

Entre estas se contam sem dúvida, os migrantes e refugiados que devem enfrentar duras condições de vida e perigos de toda espécie. A Igreja fiel a Cristo estende seus braços para acolher todos os povos sem distinção de fronteiras, para anunciar o Deus Amor.
Ela é a Mãe de todos gerando filhos e filhas, com amor incondicional e universal, incluindo e incorporando com solicitude a diversidade das pessoas, culturas e povos. Ninguém deve ser considerado inútil, intruso ou descartável, todos tem lugar e vez na cultura do acolhimento e da solidariedade, vencendo bloqueios, medos e preconceitos. Não podemos sucumbir a tentação de nos mantermos a uma prudente distância das chagas do Senhor, (EG 270), deixando de lado as vitimas inocentes da violência e da exploração.
O caráter multiculturalista das sociedades de hoje nos encoraja no empenho da solidariedade, comunhão e evangelização para com os movimentos migratórios. A Igreja pode fazer muito ajudando a favorecer a passagem de uma atitude de defesa e medo, de desinteresse ou de marginalização, para uma atitude que tem por base a cultura do encontro, a única capaz de construir um mundo mais justo e fraterno.. É claro que a magnitude do fenômeno migratório exige uma colaboração sistemática, planejada e permanente, envolvendo Estados, OGNS, e toda comunidade nacional e internacional. Somente um trabalho em conjunto que desenvolva reciprocidade e sinergia poderá garantir e proteger os direitos dos migrantes e protegê-los do tráfico de pessoas, do atravessamento e exploração de mão de obra.
À globalização do fenômeno migratório é preciso responder com a globalização da caridade e da cooperação. Ao mesmo tempo é crucial empenhar-se num desenvolvimento e numa ordem mundial econômico financeira mais justa e equitativa a fim de diminuir a expulsão de contingentes inteiros de populações pela miséria e carência de condições humanas. Que a Sagrada Família exilada no Egito, o coração materno de Maria e o coração solícito de São José, lhes permita confiar sempre no Senhor que os ampara e nunca os abandona. Deus seja louvado!

Fonte: http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-roberto-francisco-ferreria-paz-1/16720-igreja-sem-fronteiras-mae-de-todos

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.