"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Em audiência geral, papa indica sinais do Jubileu da Misericórdia

Papa faz reflexão sobre amor, perdão e confissão

”Eu quis que o sinal da Porta Santa estivesse presente em cada Igreja Particular para que o Jubileu da Misericórdia se torne uma experiência que todas as pessoas possam compartilhar”, disse o papa Francisco na catequese da audiência geral desta quarta-feira, 16, ao recordar a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão e das Portas da Misericórdia em todas as catedrais das dioceses do mundo, no domingo passado.

O pontífice, em sua fala, ressaltou o desejo de que “a comunhão eclesial seja cada vez mais intensa” e que “a Igreja seja no mundo o sinal vivo do amor e da misericórdia do Pai”.
Amor, perdão e a confissão foram os sinais escolhidos pelo papa para explicar aos 15 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro.
“A misericórdia e o perdão não devem encerrar-se em meras palavras bonitas, mas realizar-se na vida cotidiana. Amar e perdoar são os sinais visíveis e concretos de que a fé tem transformado nossos corações e nos permite expressar em nós mesmos a vida de Deus”, afirmou. Para Francisco, esses dois propósitos são um “programa de vida” que não pode ter interrupções ou exceções, mas “que impulsiona a ir cada vez mais longe sem cansar, com a certeza de estar sustentado pela presença paternal de Deus”.
“Este grande sinal da vida cristã logo se converte em muitos outros sinais que são característicos do Jubileu”, acrescentou. Francisco ressaltou que a salvação não se paga, “é gratuita” e advertiu aos fiéis que não se deixem enganar e que saibam que para atravessar as Portas Santas não se paga. “A porta é Jesus, e Jesus é gratuito... atravessar a Porta Santa é o sinal de nossa confiança no Senhor Jesus que não veio para julgar, mas para salvar, é o sinal de uma verdadeira conversão do nosso coração”, disse.
O papa também alertou que é bom recordar ao atravessar a Porta Santa – símbolo do Jubileu Extraordinário –de manter "aberta a porta do coração". "Porque não teria muito efeito o Ano Santo se a porta do nosso coração não desejar passar a Cristo que nos empurra a ir aos outros, para levar-lhes a Ele e seu amor”, acrescentou.

Confissão

Outro sinal que Francisco destacou em sua catequese desta quarta-feira foi a confissão. “Também a confissão é um sinal importante do Jubileu. Receber o sacramento com o qual nos reconciliamos com Deus é ter uma experiência direta de sua misericórdia”, falou.
O papa apontou um questionamento em relação ao pedido de perdão a Deus e o modo com o qual os fiéis enfrentam as situações que devem oferecer perdão. “Perdoar não é fácil, porque nosso coração é pobre e com sua própria força não consegue. Mas, se nos abrimos a receber a misericórdia de Deus para conosco, também nós seremos capazes de perdoar”, explicou.
Ao final da catequese, Francisco animou todos a viverem o Jubileu começando por esses sinais que comportam “uma grande força de amor”.   

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17845:em-audiencia-geral-papa-indica-sinais-do-jubileu-da-misericordia&catid=147:internacional&Itemid=185

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.