"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hospital Antoninho da Rocha Marmo de Sâo Jose dos Campos inaugura Memorial dedicado ao menino que idealizou a instituição

Por Vanessa Fernandes | Assessoria de Imprensa IPMMI
foto memoria alta resolucao melhorO Hospital Antoninho da Rocha Marmo, de São José dos Campos, inaugurará no dia 28/2 (domingo), um Memorial dedicado ao menino Antoninho da Rocha Marmo (1918-1930), que idealizou a instituição e encontra-se em processo de canonização desde 2007.
A cerimônia de inauguração acontecerá às 10h30, no jardim do Hospital (Av. Heitor Villa Lobos, 1961- Jardim Renata).

Segundo o advogado Alfredo Camargo Penteado Neto, que é autor do Processo de Beatificação e Canonização de Antoninho da Rocha Marmo, responsável pela construção do Memorial e doação do mesmo ao Hospital, a construção do Memorial foi a realização de um sonho. “Sempre desejei que todos conhecessem a vida de Antoninho e que ele tivesse um lugar somente dele para contar sua história e memória devocional, além do lugar onde se encontra sepultado, o cemitério da Consolação, em São Paulo”, disse o advogado que é devoto de Antoninho desde criança.
O Memorial de Antoninho da Rocha Marmo abrigará pertences do menino, como uma estola, pala (cartão guarnecido de pano branco com que o sacerdote cobre o cálice), chave do quarto, terço, ostensório e castiçal que estavam sob os cuidados da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, responsável pela administração do Hospital.
Contará ainda com objetos doados por parentes de Antoninho, como um quadro de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Capela do Hospital, e toalhas de altar utilizadas pelo menino para celebrar missas. Também será possível ver a roupa de batismo de Antoninho, doada por um advogado de São José dos Campos; a estátua original do túmulo de Antoninho, que está enterrado no Cemitério da Consolação, em São Paulo, além da mesa e da caixa de ferramentas utilizadas na exumação do menino por ocasião da abertura do processo de canonização.
Os visitantes do Memorial também poderão conhecer mais sobre a história de Antoninho por meio de painéis fotográficos, documentos históricos, documentos da abertura do processo de canonização e livros sobre o menino. Também faz parte do Memorial um filme que contará a história de Antoninho.
Após a inauguração, o Memorial deverá ser aberto à visitação.
Servo de Deus
Antoninho da Rocha Marmo nasceu em São Paulo em 19 de outubro de 1918 e veio se tratar da tuberculose em
São José dos Campos, que era um centro de atendimento aos doentes na época. Preocupado com a situação das crianças pobres, idealizou a construção de um Sanatório para atender crianças de todo o País.
O menino não resistiu à doença e faleceu em 21 de dezembro de 1930, aos 12 anos. Sua mãe e um grupo de benfeitores iniciaram então as obras do Sanatório confiando sua administração à Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que também se encontra em processo de canonização, e já realizava um trabalho de assistência aos doentes de tuberculose da cidade.
Para a Irmã Sandra Maciel Notolini, superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo é a concretização do sonho do menino. “Ele foi um menino abençoado por Deus, uma alma caridosa, que, mesmo sofrendo com a tuberculose, pensou no bem estar de outras crianças que não tinham um lugar adequado para serem atendidas. Antoninho soube nos ensinar os valores humanos e cristãos que todos devem ter”, disse.
Inaugurado em 13 de dezembro de 1952, o Sanatório Antoninho da Rocha Marmo atendeu crianças tuberculosas até a década de 80 quando o tratamento e controle da doença tornaram-se ambulatoriais.
Atualmente, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo está focado no atendimento na área de Maternidade, Oncologia e Cirurgia eletivas, sendo a maioria dos atendimentos realizados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O processo
O processo de beatificação e canonização de Antoninho da Rocha Marmo foi acolhido pela Igreja Católica em 2007 e encontra-se atualmente em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos.
O próximo passo do processo será a elaboração do “Positio”, um documento que reúne evidências sobre a vida, virtudes e fama de santidade do candidato a santo.
No Hospital Antoninho, as religiosas recebem com frequência relatos de curas ocorridas por intercessão do menino. Os relatos e as provas serão avaliados posteriormente pelo Vaticano.
http://www.diocese-sjc.org.br/hospital-antoninho-da-rocha-marmo-de-sao-jose-dos-campos-inaugura-memorial-dedicado-ao-menino-que-idealizou-a-instituicao/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.