Quinta-feira, 10 de março de 2016 - 4ª Semana da Quaresma
João 5,31-47
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31 “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale.32 Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34 Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35 João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36 Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37 E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38 e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39 Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40 mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna!41 Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42 Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43 Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44 Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45 Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46 Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47 Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quem não cultiva a humildade, a simplicidade de vida, a discrição e a sensatez, acaba por cair no pecado da vaidade. É próprio da vaidade fazer com que as pessoas vivam de aparência e bem pouco de essência. O ser gente, conta pouco, mas, o parecer ser, domina mentes e corações. Quem vive sob a tirania da vanglória e da aparência, acaba por negar que possa ter alguém que seja tão bom ou superior a ele(a). E a cegueira toma conta e a inveja mata. Quando não temos humildade para respeitar os outros seres humanos, muito menos a teremos para respeitar a Deus. Pior ainda quando caímos na tentação de nos colocar no lugar de Deus. Jesus nos educa dizendo que o melhor testemunho que podemos dar são nossas boas obras. Palavras comovem, testemunhos arrastam. O que, decididamente importa, é ser luz na vida das pessoas. Precisamos ser cristãos de atitudes. Do contrário, jamais seremos luz, pelo simples fato de não termos luz...
Oração.
Senhor Jesus, Tu que és o centro da história, Sê também o centro da minha vida. Elimina do meu coração a tentação da autopromoção e da presunção de me considerar ser aquilo que não sou. Não permitas, Jesus, que a vaidade, a vanglória e a tirania da aparência dominem sobre mim. Dá-me o dom da humildade, da simplicidade de vida e da discrição. Assim serei consciente da justa medida de mim mesmo(a). Teu Espírito Santo me dê a graça de ser testemunha autêntica do teu infinito amor, através de minhas boas obras. Concede-me a graça de pautar a vida pelo conteúdo e pela força transformadora do Teu Evangelho. Que eu consiga ser luz na vida das pessoas que comigo convivem. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita luz.
Aceita meu abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano