"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 4 de março de 2016

Saneamento Básico: responsabilidade compartilhada

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul



Um dos temas abordados no Lançamento do Ano Pastoral nos dias 23 e 24 de fevereiro foi a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”. 

O enfoque da Campanha, como sabemos, é o Saneamento Básico, sendo que o objetivo principal é “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. 
Ao abordar este tema, as igrejas promotoras convocam as “diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade” a se unirem “na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico”. Para isso, elas se dispõe a debater o assunto com todas as forças vivas da sociedade, entre as quais destacamos as câmaras de vereadores, secretarias do meio ambiente, associações de moradores, sindicatos, clubes de serviço, cooperativas de reciclagem, universidades e escolas. Também se propõe a divulgar o assunto através dos Meios de Comunicação Social, da produção de impressos e do uso dos espaços celebrativos.
Um dos reforços que veio para a presente Campanha da Fraternidade, de forma inconsciente e não desejada, foi a proliferação das doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti. Mesmo que o saneamento básico não seja o único culpado pela proliferação deste mosquito, é inegável que o saneamento deficitário dificulta o seu extermínio. É o que fica comprovado pela maior presença de focos do mosquito nos bairros onde o saneamento básico é mais precário e onde as famílias tem menos cuidado com o descarte dos resíduos.
Nos encontros até agora realizados, ficou evidente que o compromisso com o saneamento básico é de todos. É compromisso do poder público e de cada cidadão em particular. É compromisso de cristãos e de não cristãos, de ricos e de pobres, de moradores da roça e da cidade, de habitantes do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. Conforme o texto Base (ns.167 e 168): “O cuidado com a Casa Comum exige uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais. Se jogarmos lixo na rua, entupiremos bueiros e, certamente, na próxima chuva forte, teremos de lidar com inundações”. Já ao poder público cabe “a tarefa de realizar as obras de infraestrutura e fazer a coleta seletiva do lixo”. Ninguém, pois, pode se omitir ou “lavar as mãos”. Para termos uma “Casa Comum” bonita e saudável é preciso sair da “zona de conforto” e assumir corresponsavelmente a tarefa de cuidar desta casa. 
Que o Deus Onipresente “nos inspire a caminhar a seu lado na preservação do bonito e saudável ambiente que nos ofereceu na criação” (n.196).
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18285:saneamento-basico-responsabilidade-compartilhada&catid=303&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.