"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como ajudar alguém que luta contra a depressão?


depressao-tristeza-1421419025607_615x300A principal ajuda a uma pessoa que sofre de depressão deve vir da família. O carinho à pessoa será fundamental, e especialmente a presença das pessoas amadas.
Estar junto da pessoa deprimida já é uma boa ajuda, mesmo que não se saiba exatamente o que fazer para ajudá-la.

sofrendomenorNormalmente esta pessoa está centrada em si mesma, vendo apenas os seus problemas. Sem alimentar a sua autopiedade, procure compreendê-la da maneira que for possível, sem julgá-la, condená-la ou culpá-la por estar deprimida.
Aos poucos vá lançando esperança em seu coração. Mostre-lhe que é possível sair desta situação se ela quiser, se não “entregar os pontos”. Procure mostrar a ela as muitas coisas boas que pode fazer por si mesma, pela família e pelos outros, gratuitamente.
Não discuta com a pessoa e nem imponha a sua fé porque a pessoa pode se ressentir por causa da sua fraqueza. Leve-a lentamente a colocar os seus problemas, a tristeza, etc., nas mãos de Deus.
Tão logo ela esteja preparada e aceite, comece a rezar com ela. Ponha as suas mãos carinhosamente sobre ela e comece a pedir que o Espírito Santo venha ao seu corpo, à sua alma e sobre a sua mente, tocando o seu ser, mudando os seus pensamentos e a sua maneira de ver a vida.
Deixe que Jesus o guie pelo Espírito Santo e vá rezando pela pessoa, sem preocupação. Deixe Jesus agir, seja apenas um instrumento seu nesta hora.
socorrodedeusSinta que tipo de oração a pessoa mais aceita e mais lhe faz bem; você pode usar a Bíblia, rezar um ou mais Salmos, meditar com a pessoa uma página do Evangelho, e sobretudo mostrar-lhe o amor de Deus nas palavras e atos de Jesus. Leve-a a ler a Bíblia.
Aos poucos vá tirando a pessoa de dentro de si mesma. Faça-a ver e ouvir os problemas dos outros e perceber que muitas vezes são maiores do que os seus. Leve-a a ajudar alguém de forma concreta e continuada. Ajude-a a fazer um programa de assistência a alguém que sofre ou a alguma instituição de caridade.
É recomendado também levar a pessoa a fazer alguma atividade física, uma boa caminhada, um passeio de bicicleta, ginástica, etc., todos os dias, especialmente nos horários em que a depressão é mais dura. Isto desintoxica a pessoa.
Ajude-a a eliminar os sentimentos negativos e pessimistas. Ela precisa começar a lançar na sua mente, pela imaginação saudável, bons pensamentos.
Assista também: A Luta contra a Depressão
A mente da pessoa deprimida precisa ser alimentada com bons pensamentos. Então, leve-a a ler algum livro bom, que aumente a sua autoestima, mostre-lhe o amor de Deus, o seu valor como pessoa humana. Talvez possa ser o livro “A Luta Contra a Depressão“, e outros.
Aos poucos faça-a voltar para as suas atividades profissionais ou domésticas. Se é uma mãe, incentive-a a cuidar bem dos filhos, do esposo, e da casa. Faça-a ver que isto é importante para os outros e fundamental para a sua recuperação. Vá aos poucos, na medida que a pessoa tem condições de responder.
Não tente ser muito alegre ou muito otimista com quem está deprimido; isto pode lhe parecer “um teatro” de sua parte. São Paulo manda “chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram”.
alutaA pessoa deprimida pode se irritar com qualquer comportamento exagerado, mesmo que bem intencionado. Vá sempre devagar, avançando aos poucos, respeitando a pessoa, com gentileza e delicadeza.
Não deixe a pessoa deprimida tomar qualquer decisão importante para a sua vida ou para a sua família durante este período; ela não está em condições de decidir bem.
Oriente também a pessoa a buscar um tratamento médico e psicológico, especialmente nos casos mais agudos de depressão, especialmente quando há ideias de suicídio. E não a faça deixar de tomar os medicamentos que o médico receitou.
Em alguns casos de depressão será necessário um prolongado tratamento médico. Os medicamentos com fluoxetina aumentam a serotonina e ajudam a vencer a depressão. Siga o médico e não deixe de rezar.
Retirado do livro: A Luta Contra a Depressão. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas.
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/08/24/como-ajudar-alguem-que-luta-contra-a-depressao/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.