"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Família, vocação e missão

Dom Reginaldo Andrietta
Bispo de Jales


 Abro com carinho um velho álbum de fotografias e revivo o amor de Deus retratado ali, em tantos momentos alegres e também difíceis da vida. Beijo um retrato com veneração, pois ali está estampado o bem mais precioso da minha vida: minha família. Se a amizade sincera é um tesouro, o que dizer da família? Família é uma arquitetura divina, é comunhão de vidas que geram novas vidas, cumprindo o que Deus disse na criação: “sejam fecundos, multipliquem-se!” (Gn 1,28). 

O que pode haver de mais digno neste mundo do que dar a vida a um ser humano, imagem e semelhança de Deus? Não há sobre a terra obra alguma que se assemelhe em grandeza e dignidade. No entanto, a vocação dos humanos transcende a procriação. O amor, por exemplo, de um casal impossibilitado de ter filhos, que se doa ao bem de outros, ou de uma pessoa que não se casa para se consagrar a Deus, à comunidade e à sociedade, é profundamente fecundo.  
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Jesus o disse e o provou doando sua vida para salvar os humanos de seus males, a começar pelos que afetam a família. Seu encontro com Zaqueu é significativo: “Desça depressa Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa” (Lc 19,5). Acolhendo Jesus e mudando de vida, Zaqueu acolhe a salvação em seu lar; ele recebe dádivas de Deus para a sua família.
Em todo mês de agosto, a Igreja realiza a Semana Nacional da Família, para educar-nos sobre o valor da família e despertar-nos sobre o que deve ser melhorado em nossa vida pessoal e social, em função da vida familiar. Agosto é também, para a Igreja, um mês de reflexão vocacional. Vocação está relacionada à missão. O que nos dá sentido à vida, senão a missão? 
A qual missão você e eu, nos sentimos interpelados? Essa questão é chave em nossa vida. Ela abre a porta do sentido de nossa existência neste mundo, afinal se eu não estiver imbuído de uma missão, qual sentido dou à minha vida ao abrir os olhos, despertando-me cada dia? Qual sentido dou à minha vida ao partir para o trabalho ou ao estudo sem saber o que quero alcançar com tanto esforço? “Vaidade das vaidades”, diz o livro do Eclesiastes. Tudo se torna vazio.
A vida se torna vazia sem ideais e projetos a realizar. Por que, então, deixar-se invadir pela solidão de uma vida sem missão? Vida sem missão é fuga, evasão. Por certo, quem opta pelo caminho fácil, não encontra realização. "Estreito é o caminho que leva à salvação. Poucos o trilham. Largo é o caminho que leva à perdição. Muitos caminham por ele." (Mt 7,13-14). 
Sem dúvida, quem faz de sua vida uma missão anda na contramão. Assim são os que constituem famílias ou se consagram, imbuídos pela fecundidade do amor divino. Como é belo o casal que vive seu amor em Cristo, apoiando-se mutuamente ao longo de toda a vida! Como são belos também os consagrados, que unem suas mãos em luta e em prece, confiantes de que deles, Deus não se esquece!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19416:familia-vocacao-e-missao&catid=449&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.