"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fé na Juventude

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros


Muito se diz que a juventude é o futuro do país. Na realidade, ela foi o passado de criança, o presente da sua realidade própria com seu visual e seus condicionamentos. O futuro da idade torná-la-á adulta, já experiente, para saber coordenar e ajudar a família e a sociedade a serem transformadas e transformadoras da caminhada terrestre. Mas, com seu arcabouço de presença renovadora, a juventude precisa ser olhada em si mesma, como base de sustentação da ordem social justa e sadia, para o benefício da humanidade. Isso, se ela tiver o impulso e o apoio para assumir o novo, superando o tecido social esclerosado de tanta injustiça e mecanismos de agressão e morte existentes na nossa realidade atual.

O novo tão querido pela juventude é a necessidade de ela ter vez e voz para se autoafirmar em sua dignidade humana, tendo possibilidade de estudo, trabalho, formação para construir melhor a família como base da transformação social e humana. 
No Evangelho Jesus fala de um homem de baixa estatura que desejava vê-lo passar mas não conseguia por causa da multidão que o rodeava. O homem se adiantou e subiu numa árvore para ver o Mestre. Qual não foi sua surpresa que Jesus olhou para cima e pediu para ele o acolher em sua casa. O pequeno homem se abriu a que o Senhor entrasse em sua vida, transformando-a (Cf, Lucas 19,1-10). Tornou-se discípulo de Jesus!
Quando a pessoa jovem vislumbra um ideal elevado na vida, ela faz de sua existência uma construção sólida de grandeza moral, familiar e social. Sendo ajudada para tanto, como Jesus fez com Zaqueu, vislumbram-se dias de grande realização humana em quem é jovem. Como precisamos dar condição para essa ajuda! Pessoas, famílias, Igrejas, organizações e Governos precisam unir-se para essa causa. A prevenção contra as drogas, a boa escola, as entidades e organizações sociais precisam ser mais contempladas e apoiadas para tanto. Quanto dinheiro público se gasta sem resultados eficazes nessa direção! Por que não apoiar as entidades sérias para caminharem nessa direção. Elas, com pouco fazem muito. Outros, muitas vezes, com muito fazem quase nada!
Quantos jovens ficam ociosos e são esmagados por falta de quem os apoiem para desenvolverem seus dons em benefício de si, de seus familiares e da sociedade! Temos pastorais do setor juventude que ajudam os jovens na sua formação humana e cristã, ajudando-os a se perceberem atores e transformadores da sociedade. As boas escolas cristãs não cessam de fazer o seu papel de preparar a juventude para a transformação social dentro da ética, da moral e dos valores humanos para a base da nova cidadania!
A formação do caráter em família e alimentada com os valores da fé sobrenatural são verdadeiro suporte para a conduta da juventude e ela se tornará base do presente sólido para a estruturação social justa e verdadeiramente humana. Vai-se compreender, então, que Deus é a base da bondade, da justiça e da misericórdia para termos uma convivência de pessoas humanas cheias do ardor da juventude!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19735:fe-na-juventude&catid=343&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.