"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

“Canto e música nos ritos de iniciação cristã: Confirmação” é o tema do 11ª Encontro de Compositores e Letristas

Desde 2006, o Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove um encontro anual no qual convida compositores, letristas e músicos instrumentistas de diversas regiões do Brasil que se dedicam à criação e à divulgação da música litúrgico-ritual e prestam um serviço relevante na área em suas regiões ou dioceses. 
Neste ano, o encontro teve a temática “Canto e música nos ritos de iniciação cristã: Confirmação” e reuniu cerca de 38 compositores e letristas na Casa Sagrada Família, em Ipiranga, São Paulo (SP). O evento contou com a assessoria do padre Domingos Ormonde, da diocese de Duque Caxias (RJ). 

Em sua 10ª edição, realizada em 2015, os compositores e letristas já tinham iniciado a reflexão do tema, com uma compreensão teológico-sistemática da Iniciação à Vida Cristã (IVC).  Na ocasião, uma “ferramenta de trabalho” foi produzida e tinha como objetivo fazer com que o compositor ou letrista tivesse mais propriedade para desenvolver canto e música ou apenas letra, privilegiando a linguagem ritual, a forma poética, a qualidade literária do texto, do estilo, da originalidade e da harmonia - tanto poética quando musical -, além do desenvolvimento ordenado das ideias e da simbiose entre letra e música. 
Entre a última edição e a deste ano, os compositores e letristas puderam se debruçar sobre a “ferramenta de trabalho”, bem como o amadurecimento e o trabalho recolhido e pessoal do compositor e do músico. Nesta edição, inclusive, os compositores e letristas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para apreciação, justificando o processo de criação da letra, da poesia e da música, os critérios usados e o que foi aperfeiçoado, conforme a “ferramenta de trabalho” enviada anteriormente. 
Segundo a equipe de reflexão, o encontro foi a maneira adequada e, de certa forma, mais metodologicamente requerida para tratar de um assunto em que pouco se tem notícia - a música ritual presente nos ritos de iniciação cristã. “A colaboração destes compositores e letristas é o que fará a diferença quando as comunidades cantarem textos com uma teologia bem aprofundada sobre o que é o sacramento da Confirmação, o próprio Espírito Santo recebido como dom e promessa de Deus”, sublinhou. 
“Contribui também para este Encontro a convivência entre os compositores e letristas mais experientes e aqueles que estão na caminhada das comunidades e no campo acadêmico tanto das letras, das outras formas de arte e do estudo da música. Experiência muito boa nos dias de convivência são as celebrações em torno da Palavra e da Eucaristia, ponto alto e convergente do Encontro, além da reflexão sobre a caminhada eclesial, isto é, a apuração da Roda da Vida, chão em que pisa o compositor e do qual bebe para tornar-se objeto e substrato para sua obra”, afirma a equipe de reflexão.

Encontro Anual

O encontro, promovido pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB, desenvolve sua metodologia sempre a partir de três eixos temáticos: a Liturgia, a Música e a Cultura brasileira, que são abordados, discutidos e refletidos em exposições e rodas de conversa, assim como a aplicação prática entre os participantes, por isso sempre é assessorado por músicos profissionais, liturgistas qualificados e convidados especialistas no assunto, tudo sob a coordenação do assessor da música litúrgica, com a ajuda da equipe de reflexão.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19885:canto-e-musica-nos-ritos-de-iniciacao-crista-confirmacao-foi-o-tema-da-11-edicao-do-encontro-de-compositores-e-letristas&catid=85:liturgia&Itemid=172

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.