"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pastoral da Saúde prepara comemorações para o Dia do Enfermo em todo o país

Este ano o tema será “300 anos de Aparecida e a Pastoral da Saúde no Brasil” 

No próximo dia 11 de fevereiro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos. Para festejar essa data, a Pastoral da Saúde Nacional vai promover celebrações em todas as dioceses do país. “Neste dia somos convidados a pedir a intercessão de Maria para nossos doentes e seus familiares. Além de rezamos para que profissionais da saúde e políticos tenham carinho e zelo pela saúde de nossos irmãos e irmãs”, destaca o coordenador nacional da Pastoral, Alex Motta. 

A data, instituída em 1992, por são João Paulo II, é celebrada anualmente em comunidades, paróquias, dioceses e conferências episcopais de todo o mundo. A finalidade da comemoração é dar visibilidade especial à condição dos doentes e a quem cuida deles. Ao mesmo tempo, convida familiares, profissionais de saúde e agentes de pastoral a dar graças pela vocação de acompanhar os irmãos doentes. Todos os anos o papa envia uma mensagem de fé e esperança aos doentes e aos profissionais e voluntários que trabalham na área da saúde. 
De acordo com Alex Motta, assistir os enfermos é uma forma concreta de demonstrar o amor. “Como Igreja não deixemos de animar a todos que vivem esta missão, que é da Igreja. Pois, todos nós em algum momento da vida ficamos doentes ou ficaremos, ou ainda conheceremos alguém em situação de fragilidade de saúde ou com uma pessoa próxima que esteja entre a vida e a morte. Recordar este dia e celebrá-lo pedindo a intercessão de Nossa Senhora nos anima diante de uma missão tão difícil”, explica. 
Esta data, como também as mensagens do papa, está comemorando 25 anos de sua instituição, o que para o coordenador mostra “um grande respeito da Igreja” para esta missão pastoral com cunho de animar espiritualmente a Pastoral da Saúde, que é exercida em ambiente de extremos da vida e da morte. 
mensagem do papa para o Dia Mundial do Enfermo deste ano apresenta a temática “Admiração pelo que Deus faz: ‘o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas’ (Lc 1, 49)”. O pontífice manifesta no texto a sua proximidade a todos que vivem a experiência do sofrimento e às famílias, bem como o apreço a quantos, nas mais variadas tarefas de todas as estruturas sanitárias espalhadas pelo mundo, com competência, responsabilidade e dedicação se ocupam das melhoras, cuidados e bem-estar diário dos enfermos. “O olhar de Maria, Consoladora dos aflitos, ilumina o rosto da Igreja no seu compromisso diário a favor dos necessitados e dos doentes”, escreveu Francisco.
A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. De acordo com as diretrizes da CNBB, a pastoral é a ação evangelizadora “de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde”. 

Romaria 

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, proclamado no contexto das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Pastoral promove a VI Romaria Nacional da Pastoral da Saúde e XXII do regional Sul l, que deverá reunir milhares de agentes de todas as regiões do país. O evento em virtude do Dia Mundial do Enfermo e da festividade da Virgem de Lourdes, também servirá de preparação para a comemoração dos 31 anos da Pastoral, que serão comemorados em 9 de maio. 
Com o tema “300 anos de Aparecida e a Pastoral da Saúde no Brasil” e o lema “Maria, mãe da vida, da saúde e da criação”, a atividade terá início com a missa às 9h, na Basílica de Aparecida. A Eucaristia será presidida pelo bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e concelebrada pelo bispo de Presidente Prudente (SP), dom Benedito Gonçalves dos Santos, responsável pela Pastoral no regional Sul 1 da CNBB. 
Após a celebração, no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário, coordenado pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde Nacional, padre Renato Prado, haverá um momento de formação com reflexões e palestras com os agentes, que terão a oportunidade de trocar experiências e seus anseios nas atividades da pastoral.
Com foto da AFP/Rádio Vaticano

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20223:pastoral-da-saude-prepara-comemoracoes-para-o-dia-do-enfermo-em-todo-o-pais&catid=114:noticias&Itemid=106

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.