"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 12 de abril de 2017

São-José pode ganhar primeiro parque público do Cerrado na região sul

Por Beatriz Rosa/Fotos: Flávio Pereira (CMSJC)
A criação do primeiro parque público do cerrado em São José dos Campos é defendida por religiosos e leigos da Diocese de São José dos Campos como um gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017.
O movimento tem como meta sensibilizar agentes públicos para garantir a preservação de uma área de cerca de 40 hectares do bioma cerrado, na região sul da cidade. A ideia é transformar o remanescente ambiental em um parque público. Com a ação, a Igreja enfatiza a urgência do despertar dos cidadãos para a consciência ambiental e pela preservação da casa comum.

No lançamento do texto base da CF2017 na diocese, Dom Cesar convida todo o povo a uma “conversão ecológica”, citada pelo Papa Francisco na Encíclia Laudato Si. “Vamos abrir nossos olhos, vamos abrir nossa consciência, vamos juntar nossas mãos, para que possamos cuidar daquilo que Deus nos deu de presente: a nossa terra, o nosso planeta, o nosso Brasil, a nossa região”, alerta o bispo.
O cerrado joseense. O bioma cerrado que já formou a paisagem da cidade, com sua formação de arbustos e vegetação rasteira, tem perdido espaço para o crescimento urbano da cidade. Atualmente, as principais manchas de cerrado cortam a região sul de São José.
Um estudo realizado em 2010 pela Secretaria de Meio Ambiente apontou a presença de mais de 150 espécies do bioma cerrado, sendo que destas, 17 são exclusivas do cerrado da região, não ocorrendo em outras áreas de cerrado do Estado de São Paulo. O estudo apontou ainda a existência de espécies ameaçadas de extinção.
Fazendo acontecer. Em busca da preservação desse bioma, a coordenação da Campanha da Fraternidade em São José defendeu publicamente a implantação do primeiro parque do cerrado durante debate realizado no dia 13 de março, no auditório Mário Covas, na Câmara Municipal.
Durante o encontro, que contou com a presença de 60 pessoas, o Coordenador de pastoral, padre Ednei Batista pediu o apoio do poder público para garantir a preservação do bioma cerrado. “A Igreja é a voz profética, mas precisa das mãos do poder público para fazer acontecer. É importante formar a consciência do compromisso que temos de cuidar de nossa casa comum.”
O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, elogiou a iniciativa da Igreja e afirmou o interesse da prefeitura em implantar um parque do cerrado, atendendo ao pedido da Diocese. “Existe um processo para criar um parque do cerrado e já foi enviado à Cetesb e temos a intenção de prosseguir com ele”.
Segundo Manara, uma área remanescente de cerrado na região sul tem cerca de 40 hectares, o equivalente a 40 campos de futebol, é a área cotada para abrigar o parque público. O núcleo possui grande biodiversidade de espécies e uma formação única no estado de São Paulo.
De acordo com o coordenador da Campanha, Luigi Bertoncini, a Diocese realizou encontros em todas as cidades que abrangem a diocese e em cada uma delas, um tema relacionado à questão ambiental foi tratado com órgãos públicos.

http://www.diocese-sjc.org.br/sao-jose-pode-ganhar-primeiro-parque-publico-do-cerrado-na-regiao-sul/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.