"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Famílias ausentes, catequese carente!

Atingir as famílias de nossos catequizandos, um grande desafio! Devemos aproveitar do itinerário catequético, para criar uma proximidade entre catequese e família. Essa união (casamento) é essencial para uma catequese eficaz. Todo casamento começa com o namoro (tempo para conhecer). Para conhecer quem são as famílias de nossos catequizandos, agendamos uma visita missionária com toda família reunida. O objetivo primeiro dessa visita, não é catequizar, e sim  anunciar Jesus Cristo.
Depois do anuncio querigmático, é hora de uma conversa informal, momento propício para conhecer a realidade daquela família. Anunciamos, escutamos, conferimos os dados práticos da ficha de inscrição.  Enfim, com as visitas, temos um “Raio X” de nossas famílias, o que contribuirá para que nossos encontros semanais com nossos catequizandos, sejam desenvolvidos respeitando a realidade de cada um.

No momento dessa conversa, precisamos ter alguns cuidados, pois às vezes querendo aproveitar dessa visita, como se fosse o único contato, corremos o risco de atropelar as coisas. Por exemplo, quando encontramos casos irregulares, casais que vivem juntos, que não se casaram na igreja, em segunda união, membros da família sem o sacramentos da Iniciação Cristã, uma série de necessidades materiais e espirituais.

A princípio, nossa vontade é de consertar tudo.  Diante de tais situações, é difícil para o catequista não catequizar. Contenha-se,  não é momento pra isso, e sim, anunciar, colher informações. Não podemos forçar, impor. Certa vez li o seguinte: “nenhuma mensagem, nenhuma evangelização  deve ser colocada como uma camisa de força que se IMPÕE, e sim uma opção que se PROPÕE.”

Por exemplo, o que acontece quando uma mãe oferece um alimento desconhecido ao filho pequeno? Muitas vezes, ele vira o rosto, tapa a boca, rejeita. O que faz essa mãe diante da rejeição? Desiste? Não! Ela experimenta o alimento, coloca primeiro em sua boca, faz caras  e bocas e diz: “Hummm! Que delícia! Experimente! O filho acaba experimentando, porque foi convencido de que “aquilo” é realmente bom. A mãe não colocou boca abaixo, mesmo porque, isso causaria repugnação.  Ela seduziu, ofereceu, convenceu com seu jeitinho de mãe.

Nas coisas de Deus, religião,  não é diferente, nossas famílias devem perceber que “comemos com a boca boa”. Devemos OFERECER, PROPOR sem forçar. Ir aos poucos, conquistando, seduzindo. Eles precisam  enxergar através de nós que é bom viver em comunidade, que é bom estar em comunhão com Deus e isso não acontece numa única visita, pode levar algum tempo, anos até. Os encontros de catequese com as famílias devem acontecer em todo processo catequético do filho.    “Não basta apenas conversar com os pais sobre determinado assunto, dando uma palestra ou fazer um encontro de acolhida. É necessário que eles também se convertam e a partir daí assumam suas responsabilidades com a catequese do filho e também pra sua vida”.(Pe Lelo) “Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir”, dizia o profeta Jeremias.

Na postagem anterior vimos que precisamos OUSAR com critérios, agora estamos vendo que precisamos PROPOR, sem impor. Aos poucos nossas famílias, nossos catequizandos, deixarão ser seduzidos pelo Senhor.

A propósito, falei tanto da visita, do anuncio querigmático, mas você sabe como fazer o querigma? Qual a diferença entre querigma e catequese? Veremos a seguir.

Beijo grande!
Imaculada Cintra



Postado por Bíblia e Catequese 

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.