HAGIOGRAFIA:
Iñigo Lopez de Loyola, este era o seu nome de batismo, nasceu numa
família cristã, nobre e muito rica, na cidade de Azpeitia, da província basca
de Guipuzcoa, na Espanha, em 31 de maio de 1491. O mais novo de treze filhos,
foi educado, com todo cuidado, para tornar-se um perfeito fidalgo. Cresceu
apreciando os luxos da corte, praticando esportes, principalmente os eqüestres,
seus preferidos.
Em 1506, a família Lopez de Loyola estava a serviço de João Velásquez de
Cuellar, tesoureiro do reino de Castela, do qual era aparentada. No ano
seguinte, Iñigo tornou-se pagem e cortesão no castelo desse senhor. Lá,
aprimorou sua cultura, fez-se um exímio cavaleiro e tomou gosto pelas aventuras
militares. Era um homem que valorizava mais o orgulho do que a luxúria.
Dez anos depois, em 1517, optou pela
carreira militar. Por isso foi prestar serviços a um outro parente, não menos
importante, o duque de Najera e vice-rei de Navarra, o qual defendeu em várias
batalhas, militares e diplomáticas.
Mas, em 20 de maio de 1521, uma bala de canhão mudou sua vida. Ferido
por ela na tíbia da perna esquerda, durante a defesa da cidade de Pamplona,
ficou um longo tempo em convalescença. Nesse meio tempo, meio por acaso, trocou
a leitura dos romances de infantaria e guerra, por livros sobre a vida dos
santos e a Paixão de Cristo. E assim foi tocado pela graça. Incentivado por uma
de suas irmãs, que cuidava dele, não voltou mais aos livros que antes adorava,
passando a ler somente livros religiosos. Já curado, trocou a vida de militar
por uma vida de dedicação a Deus. Foi, então, à capela do santuário de Nossa
Senhora de Montserrat, pendurou sua espada no altar e deu as costas ao mundo da
corte e das pompas.
Durante um ano, de 1522 a 1523, viveu retirado numa caverna em Manresa,
como eremita e mendigo, o tempo todo em penitência, na solidão e passando as
mais duras necessidades. Lá, durante esse período, preparou a base do seu livro
mais importante: "Exercícios espirituais". E sua vida mudou tanto que
do campo de batalhas passou a transitar no campo das idéias, indo estudar
filosofia e teologia em Paris e Veneza.
Em Paris, em 15 de agosto de 1534, juntaram-se a ele mais seis
companheiros, e fundaram aCompanhia de Jesus. Entre eles estava
Francisco Xavier, que se tornou um dos maiores missionários da Ordem e também
Santo da Igreja. Mas todos só se ordenaram sacerdotes em 1537, quando
concluíram os estudos, ocasião em que Iñigo tomou o nome de Inácio. Três anos depois,
o papa Paulo III aprovou a nova Ordem e Inácio de Loyola foi escolhido para o
cargo de superior-geral.
Ele preparou e enviou os missionários jesuítas ao mundo todo, para
fixarem o cristianismo, especialmente aos nativos pagãos das terras do novo continente.
Entretanto, desde que esteve no cargo de geral da Ordem, Inácio nunca gozou de
boa saúde. Muito debilitado, morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na
Itália.
A sua contribuição para a Igreja e para a humanidade foi a sua visão do
catolicismo, que veio de sua incessante busca interior e que resultou em
definições e obras cada vez mais atuais e presentes nos nossos dias. Foi
canonizado pelo papa Gregório XV em 1622. A sua festa é celebrada, na data de
sua morte, nos quatro cantos do planeta onde os jesuítas atuam. Santo Inácio de
Loyola foi declarado Padroeiro de Todos os Retiros Espirituais pelo papa Pio XI
em 1922.
ORAÇÃO: Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória
também.O meu entendimento e toda a minha vontade tudo o que tenho e possuo, vós
me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo,
disponde deles Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente, o vosso amor,
vossa graça isto me basta, nada mais quero pedir. (Santo Inácio de Loyola)
Adaptação: Ricardo e Marta
Fonte: Edições Paulinas / Wikipédia