Evangelho do dia – Pão da vida!
Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2014 - 29ª Semana Comum
Lucas 12,39-48
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42 E o Senhor respondeu:“Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Estar em sintonia com o Espírito Santo é o melhor modo para garantirmos a total vigilância. Ele nos dá todos os sinais daquilo que, efetivamente, agrada a Deus. Mas se não estivermos na sintonia fina com Ele, nossos ouvidos e nossos corações estarão distraídos com os rumores e interpelações do mundo. O Espírito Santo nos fala constantemente e, por diversos modos. É nossa responsabilidade ouvi-Lo e seguir suas orientações. E o pior é que, às vezes, caímos ou vivemos num infantilismo tão irresponsável, que chegamos ao absurdo de perguntar: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” É claro que é para nós! Mas, se estivermos distraídos com outras coisas que não são as coisas de Deus, perderemos o trem do amor gratuito deste Deus maravilhoso que nos garante a salvação. Não interessa se recebemos muitos ou poucos talentos. O decisivo é que os administremos bem. E nunca seremos felizes se estes talentos não forem postos a serviço da comunidade.
Oração
Senhor Jesus, fonte sagrada de todos os dons, de todos os talentos, faze-me Teu(a) colaborador(a) incansável. Que o dom da vida, que de Ti recebi, possa ser cada dia mais colocada totalmente a serviço da vida. A grande missão que me deste com o dom de existir possa ser realizada, diariamente, com o sopro da Tua graça santificante. Extirpa da minha vida toda inércia, toda ociosidade e toda negligência que me torna irresponsável na tarefa de doar a vida, com alegria e satisfação. Os apelos do mundo não me desviem da rota da salvação. Minhas fragilidades e meus pecados não tenham a força ou o poder de comprometer a minha salvação eterna, fruto do Teu amor incondicional. Teu Espírito Santo molde meu coração para que seja sempre dócil às orientações divinas. Ajuda-me, Jesus, a cumprir bem a missão que recebi, para que no momento do encontro decisivo contigo eu tenha a graça de ser considerado(a) digno(a) de participar dos bens eternos. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita abertura ao Espírito Santo.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.