08. outubro 2014 · Write a comment · Categories: Santos · Tags: devoção, Nossa Senhora do Santo Rosário,oração, outubro, rosário
O
motivo é muito bonito. No século XVI, o Império Turco Otomano,
muçulmano, em expansão, continuava a ameaçar a Europa Ocidental. E
preparava-se para invadir a Europa e destruir o Cristianismo a partir
da Grécia.
O Sultão muçulmano já tinha prometido “dar de comer
alfafa a seu cavalo sobre o altar da Basílica de São Pedro”.
Então,
em legítima defesa, em situação pouco favorável, em maio de 1571,
o Papa São Pio V (1566-1572)conseguiu, finalmente, celebrar a
“Santa Liga”, aliança entre Espanha, Veneza e Malta, que ele
consagrou na Basílica de São Pedro.
Uma
frota se reuniu e foi confiada a Dom João da Áustria, irmão de
Felipe II, rei católico da Espanha. Para implorar a proteção
de Deus para a frota de defesa da Europa cristã, São Pio V publicou
um jubileu solene e ordenou o jejum e a oração pública do Rosário.
A
batalha decisiva aconteceu no golfo de Lepanto, à saída do estreito
de Corinto, no dia 7 de outubro de 1571. No combate enfrentaram-se
213 galeras espanholas e venezianas contra uns 300 navios turcos.
Aproximadamente cem mil homens combateram em cada campo. A frota
cristã alcançou uma vitória completa. Quase todas as galeras
inimigas foram presas ou postas a pique. O almirante turco Ali Pacha
foi vencido. Quinze mil cativos cristãos foram liberados dos
muçulmanos. Somente um terço da frota turca conseguiu voltar,
derrubando assim a lenda da invencibilidade da frota muçulmana. O
perigo muçulmano estava afastado com a guerra de legítima defesa da
Europa cristã. Nossa Senhora salvou a Igreja mais uma vez.
Na
noite da batalha, o papa Pio V saiu bruscamente do seu escritório
até a janela, onde parecia contemplar um espetáculo. Em seguida,
voltou-se e disse aos cardeais que estavam com ele: “Vamos dar
graças a Deus: nossa armada saiu vitoriosa!” Isto aconteceu no dia
7 de outubro, pouco antes das cinco horas da tarde, mas a notícia da
vitória chegaria a Roma somente 19 dias mais tarde, em 26 de
novembro, confirmando, assim, a revelação feita pelo Papa.
Após
a batalha de Lepanto, São Pio V acrescentou às Ladainhas de Nossa
Senhora uma invocação nova: “Auxílio dos cristãos, rogai por
nós”, e ordenou a instituição da festa de Nossa Senhora das
Vitórias que Gregório XIII (1572-1585) logo a seguir mandou
celebrar com o nome de festa do Santo Rosário, a cada primeiro
domingo do mês de outubro em todas as igrejas. No seio do povo
católico, a vitória de Lepanto contribuiu, desta forma, para o
rápido desenvolvimento da devoção do Rosário.
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/10/08/por-que-dia-7-de-outubro-e-dia-de-nossa-senhora-do-santo-rosario/