Evangelho do dia – Pão da vida!
Quinta-feira, 2 de abril de 2015 – Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
João 13,1-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por João.
— Glória a vós, Senhor!
1 Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4 levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5 Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6 Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7 Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. 8 Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10 Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. 11 Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. 12 Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
E Jesus nos amou até o fim... O amor vai às últimas consequências: dá a vida. Jesus sabia muito bem que seu fim estava chegando. Seu último desejo: fazer a Ceia da Páscoa com os amigos, independendo se havia entre eles um traidor. É nesta Ceia, carregada de angústia e dor, que Jesus dá mais uma prova de seu infinito amor: Dá-nos a Sagrada Eucaristia. Não vale mais o sangue de touros e de bodes, oferecidos em sacrifício. O que valerá, para sempre, é seu Corpo dado e seu Sangue derramado, por amor: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu permaneço nele”. (Jo 6,56) Não existe, pelas próprias palavras de Jesus forma mais excelente para estar n’Ele, do que recebê-lo na Sagrada Eucaristia. E nós, tantas vezes, “brincamos de ir a Missa...”. Missa não é obrigação, é um direito que temos. Eucaristia é ação que nos santifica, porque na Eucaristia encontramos a verdadeira fonte de santidade: Cristo Jesus. Com Ele, por Ele e n’Ele... Precisamos mesmo é de conversão para aquilo que, de verdade, é sagrado e essencial em nossa vivência de cristãos. A Eucaristia é o Sagrado em ato.
Oração
Senhor Jesus, Pão Sagrado descido do céu, alimenta-me cada vez mais com teu Corpo dado e Teu Sangue derramado, por amor. Santifica-me com a força deste alimento de Salvação. Pela comunhão Eucarística, elimina em mim todo desejo de vingança, todo ódio, raiva, amargura e ressentimentos. Que a Sagrada Eucaristia, alimento de amor, me robusteça e fortifique cada vez mais, afim de ser capaz de promover a vida de meus semelhantes. Faze-me, pelo poder sagrado da Eucaristia, encontrar forças para enfrentar e sublimar todas as cruzes da vida. Elimina, Jesus, da minha vida, toda e qualquer resistência ao entendimento do que efetivamente é a Sagrada Eucaristia. Ajuda-me, com a Tua graça, a transformar a Eucaristia em ação concreta na vida de meus semelhantes. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento na dimensão eucarística da vida.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos