Segunda-feira, 04 de maio de 2015 – 5ª Semana da páscoa
João 14,21-26
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22 Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Com a Sagrada Escritura aprendemos que Jesus faz uma grande síntese de todos os mandamentos. Para Ele valerá, sobretudo, amar a Deus sobre todas as coisas e, ao próximo, como a nós mesmos. Amar a Deus e ao próximo não são meras teorias. Absolutamente! Este amor exige que entremos em ação concreta. Entrar em ação pelo amor a Deus e ao próximo é totalmente diferente do que simplesmente ter no coração um simples sentimento humanitário, que poderá ter, por detrás das nossas ações, tão somente nossos interesses pessoais. A Igreja não é uma ONG. Tudo o que podemos fazer enquanto cristãos, deveríamos fazer tendo por motivação maior a pessoa mesma de Jesus Cristo. Agir por amor é totalmente diferente do que agir por interesses. Todas as nossas ações, feitas por amor a Deus e ao próximo, nos renderá a realização total. Fazer o bem por amor a Jesus Cristo nos dará a certeza de sermos amados e habitados pela Trindade Santa. É tremendo! E não esqueçamos: O Espírito Santo sempre nos conduzirá pelo caminho do bem e da graça santificante.
Oração
Senhor Jesus, Mestre da Palavra que liberta, liberta-me de todas as atitudes de desamor. Concede-me o dom de amar Tua Palavra e de observar Teus mandamentos. Vem, Jesus, faze em mim Tua doce morada. Habita em mim com Tua graça, com teu amor regenerador e com Tua ternura. Envia sobre mim o Espírito Santo para que eu seja impulsionado(a) a agir em prol de meus semelhantes, sem nenhum interesse pessoal. Arranca-me do comodismo que não me deixa doar a vida. Faze-me pautar a vida pelos mandamentos santos que me dás nas Sagradas Escrituras. Livra-me da falsidade, do orgulho, da vaidade, das confusões, das injustiças, das imoralidades e de tudo aquilo que me faz resistir ao verdadeiro amor, que És Tu, Jesus, Senhor da minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia vivido com muito amor a Deus e ao próximo.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.