"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 23 de junho de 2015

“Uma comunidade quando se fecha em si mesma, adoece e morre”, diz papa Francisco à Febic

AFPReunidos para a 10ª Assembleia Ordinária, os membros da Federação Bíblica Católica (Febic) foram recebidos pelo papa Francisco, na sexta-feira, 19, no Vaticano. Na ocasião, Francisco falou espontaneamente e fez um alerta.
Segundo o papa, "uma comunidade quando se fecha em si mesma e se esquece que foi enviada a anunciar o Evangelho enfraquece, adoece e morre”. O evento iniciou no dia 18 e prosseguirá até esta terça-feira, 23, com o tema: “O que temos visto e ouvido, vos anunciamos também a vocês”. Durante a Assembleia, os participantes recordam os 50 anos da promulgação da Constituição dogmática Dei Verbum.
 Para o papa, existem dois modos de morrer: “fechado em si mesmo" ou "oferecendo a vida como testemunho”. “Uma Igreja que tem a coragem, a paresia, de levar em frente a Palavra de Deus e não se envergonhar, está no caminho do martírio”, disse ao recordar algumas dioceses do norte da África na época de Santo Agostinho.
Ainda sobre martírio, lembrou o sentido do testemunho presente no termo e apresentou o exemplo de São Paulo como modelo da "Igreja em saída”. O apóstolo, segundo Francisco, não permanecia nas igrejas que visitava, mas deixava alguém e continuava a sua missão em outra comunidade.
Dei Verbum
O papa Francisco também preparou um discurso para o grupo da Febic. O texto, que abordava a animação bíblica da Pastoral e os 50 anos da Constituição Dogmática Dei verbum sobre a Revelação Divina, foi entregue aos participantes da audiência.
''Para poder anunciar a palavra da verdade, temos que fazer nós mesmos a experiência da Palavra: ter escutado, contemplado, tocado com nossas mãos. Os cristãos, que são o povo adquirido por Deus para anunciar seus louvores, devem em primeiro lugar, como sugere a Dei Verbum, venerar, ler, escutar, anunciar, pregar, estudar e anunciar a Palavra de Deus”, disse Francisco.
O pontífice fez um convite para os membros da Federação realizarem o trabalho de valorização do documento do Concílio Ecumênico Vaticano II, “assim como o Magistério subsequente, enquanto comunicais a ‘alegria do Evangelho’ até os confins da Terra, em obediência ao mandato missionário”.
No texto que foi entregue aos participantes, o papa fala dos lugares onde a Palavra não foi proclamada, ou ainda que, mesmo proclamada, “não tem sido aceita como Palavra de salvação”. Para Francisco, são locais em que está esvaziada de sua autoridade. “A falta do apoio e da força da Palavra leva a um enfraquecimento das comunidades cristãs de tradição antiga e dificulta o crescimento espiritual e o fervor missionário das Igrejas jovens”, alertou.
Conforme Francisco, deve ser feito um esforço para que “apareça o lugar central da Palavra de Deus na vida da Igreja”. “Devermos nos assegurar de que as atividades habituais de todas as comunidades cristãs, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, tenham uma preocupação real pelo encontro pessoal com Cristo que se comunica conosco em sua Palavra”, acrescentou.
Com informações da Rádio Vaticano e fotografia da AFP.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/16753-uma-comunidade-quando-se-fecha-em-si-mesma-adoece-e-morre-diz-papa-francisco-a-febic

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.