Estamos na Semana Nacional da Família. Rezaste pela tua família?
“A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”!
Rezemos muito para que as famílias cresçam na fidelidade.
Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - Faltam só mais 2 dias para celebrarmos os 200 anos de nascimento de São João Bosco. Vai ser uma festa mundial. Estamos em 132 países. Reza por nós!
Mateus 19,3-12
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 3 alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4 Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5 E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6 De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7 Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8 Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9 Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10 Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11 Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12 Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus recebe uma incômoda provocação: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Muitas pessoas, talvez, achavam que Jesus iria contemporizar a situação, “ficando em cima do muro”, permitindo que se continuasse com uma prática que ia contra aquilo que Deus tinha pensado sobre o Matrimônio. Podemos ver na resposta, que Jesus não só restabeleceu a ordem inicial querida por Deus, mas ainda acrescentou uma graça especial para a vida matrimonial elevando-a a dignidade sacramental. OMatrimônio é Sagrado por ser um Sacramento instituído por Cristo. Por assim ser é que a Igreja Católica considera o casamento, entre batizados, como sendo "O pacto pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor. A Igreja, segundo seu ensinamento, não pode dissolver um matrimônio válido. A única realidade que pode acabar com um casamento válido é a morte de um dos dois. “O que Deus uniu, o homem não separe”. Portanto, não compete a ninguém da Igreja, nem ao Papa, desfazer um matrimônio válido. Todavia, existem situações em que o casamento, de fato, nunca existiu, ou seja, não teve a validade Sacramental. Nestes casos a Igreja poderá rever as frágeis motivações que levaram alguns casais a pedirem o Sacramento do Matrimônio. O que decididamente importa é que, quando existe amor verdadeiro entre um homem e uma mulher, quando estes contraem casamento verdadeiro e não de “brincadeirinha”, jamais haverá dúvidas de que, pela graça de Deus, os dois serão uma só carne. E como tem casais que se amam de verdade. E como tem famílias bem constituídas.
Oração
Senhor Jesus, somente Tu és a fonte de todas as graças para a vida matrimonial. Dá-nos a graça de entender plenamente o sagrado matrimônio. Não permitas que por falta de um entendimento maior da grandeza e dignidade do matrimônio, por Ti instituído, venhamos a banalizá-lo ou depreciá-lo. Dá-nos o dom de entendermos que o que uniste não pode ser separado, porque é Sacramento santo. Ajuda-nos, Senhor, a não virarmos objetos frágeis nas garras do sistema social vigente que empurra a todos para a máquina ‘faminta’ de prazer irresponsável, que não produz felicidade verdadeira. Abençoa, Jesus, todos os casais. Ajuda-os a viverem na graça do amor verdadeiro, da fidelidade e da harmonia no lar. Coloca-os a salvo de todas as ciladas do Maligno que só quer destruir, incitando-os à infidelidade. Que os casais alimentem uma grande paixão um pelo outro. A verdade e retidão sejam a base do relacionamento sólido e maduro entre os casais. Abençoa, Senhor, quem é marido e mulher para que vejam, um no outro, a Tua insubstituível presença. Oxalá, as famílias sejam cada vez mais um terreno fértil para o desenvolvimento da santidade do casal e dos filhos. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana muito abençoado. Não troques a participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical por outras atividades.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.