Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 – Missa do Sagrado Coração de Jesus
Mateus 9,27-31
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27 partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28 Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29 Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30 E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31 Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“Tem piedade de nós, filho de Davi!” Trata-se de uma expressão carregada de sentimento, de dor, de angústia, mas, também, de confiança sem limites n’Aquele que tinha, efetivamente, o poder para mudar substancialmente a vida. Jesus entrou em casa... De certa forma é o mesmo que dizer que Ele encontrou espaço para entrar na vida daqueles cegos, que sofriam por estar longe da luz verdadeira, que era o próprio Cristo, luz do mundo. (Jo 8,12). Deus nunca vê a aparência, ele sempre vê o coração. (1Sm 16,7) E na mais pura intimidade, de coração para coração, Jesus pergunta: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”Assertivamente eles respondem que sim. Dizer sim era o mesmo que autorizar Jesus a entrar em ação... E Jesus entra em ação tocando nos olhos deles: “Faça-se conforme a vossa fé”. Que fé maravilhosa. Que fé cheia de sentido. Que fé cheia de confiança. Que fé consistente, que chega a atrair a cura física. E os olhos se abriram para, talvez, começar a ver o mundo com os olhos de Deus. E Jesus dá, conscientemente, uma tarefa impossível: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. É possível fazer dois cegos ficarem calados diante de tão significativo milagre?
Oração
Senhor Jesus, fonte irradiante de luz que ilumina toda pessoa que vem a este mundo, ilumina minha inteligência e o meu coração tantas vezes incrédulo, aflito; tantas vezes cheio de mágoas, rancores e ressentimentos. Olha-me com paciência, bondade e misericórdia. Olha, Jesus, em segredo, o meu coração e me socorre em minhas necessidades. Que à luz da fé, eu possa ver Tuas grandes intervenções ao longo da história e em minha própria vida. Liberta-me da escravidão dos pecados para que eu possa ver a Luz verdadeira que ilumina toda pessoa que vem a este mundo. Aumenta a minha fé, Jesus, para que eu consiga ver e reconhecer que o Teu Reino já está entre nós. Dá-me olhos novos para que eu seja capaz de ver novas todas as coisas, com o Teu olhar misericordioso e compassivo. Que nada me faça indiferente ao Teu infinito amor. O ato de crer me capacite cada vez mais para ser verdadeiramente iluminado(a) e, assim, iluminar as pessoas que caminham comigo rumo à eternidade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muitas ações que provam a tua própria fé.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.