Terça-feira, 24 de maio de 2016 – Marcos 10,28-31
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo,
28 começou Pedro a dizer a Jesus:
“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29 Respondeu Jesus:
“Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Pedro, ao contrário do jovem rico que fez a péssima troca de Jesus por coisas materiais, vai logo dizendo: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. E Jesus também não deixa por menos quando explica a recompensa. A recompensa será cem vezes mais, já aqui. Portanto, ninguém que opta por Cristo vai sair perdendo. Tudo será cem vezes mais: casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos... E precisamos mais? Uma das virtudes de Deus é a abundância generosa... Deixar tudo, não significa negar tudo ou acabar com tudo o que foi alcançado com tanto suor, dedicação, empenho, retidão e honestidade. Deixar tudo é o mesmo que dizer que Deus tem a primazia em nossa vida; que nada deve ocupar em nossos corações, o lugar que pertence a Ele. Deixar tudo é deixar Deus ser o Grande tudo. Quando crescermos numa espiritualidade consistente, deixando de verdade Cristo ser tudo em nós, certamente a vida terá outro sabor. Acredito que não podemos dar um sentido mais bonito à própria vida do que oferecê-la, sem reservas, ao próprio Criador e, por causa d’Ele, entregá-la sem medida, aos outros.
Oração
Senhor Jesus, motivo maior da minha opção fundamental, vem em meu socorro. Faze que eu Te ame mais do que as coisas materiais ou, até mesmo, do que meus familiares. Educa-me para que, com o dom precioso da sabedoria, iluminada pela luz resplandecente de Teu Espírito, eu possa fazer a opção mais radical de minha vida: renunciar a tudo para amar-Te sobre todas as coisas. Tira, Jesus, minhas vestes de orgulho, poder, vaidade e egoísmo. Reveste-me com Tua graça santificante. Torna-me forte na luta contra o mal. Que todas as perseguições sejam por mim enfrentadas com coragem e bravura. Faze-me vitorioso no Teu poder de amor, de perdão e de misericórdia. Concede-me o dom do desprendimento. Nada em mim seja mais importante do que a primazia da Tua sagrada presença em minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita renúncia.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano