Terça-feira, 21 de junho de 2016 – São Luís Gonzaga
Mateus 7,6.12-14
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossaspérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”! - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Porta estreita e porta larga. Uma leva à vida: 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!E são poucos os que o encontram”! Outra leva à morte: espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Porta larga pode ser o poder dominador do mundo que quer arrancar de nossos corações o sentido do sagrado que nos faz doar a vida, que nos faz seguidores autênticos de Jesus. Porta larga pode ser este sistema perverso, diabólico e iníquo no qual estamos inseridos socialmente. Este sistema não tem sentimentos, não tem alma. E porque é um sistema que não tem alma, procura justificar os fins pelos meios. Porta estreita: é o caminho da coerência, da retidão, do bem, da simplicidade, do amor, da acolhida, do perdão, da entrega da vida pela causa maior que é o próprio Cristo. Nós entramos em qual caminho?
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda santidade, humildemente Te peço nesta manhã: não permitas que o meu coração se transforme num canil ou num curral, onde as coisas Santas e as Pérolas Sagradas perderiam o valor maior pelas minhas opções equivocadas... Defende-me, Jesus, de entrar pelo caminho espaçoso que me levará à perdição pelas minhas próprias pernas. Ajuda-me a enfrentar de cabeça erguida o caminho estreito para que, Contigo, eu superar todas as dificuldade com determinação interior, alegria e entusiasmo. Dá-me, Jesus, a graça de ser verdadeiro discípulo missionário no mundo de hoje. Educa-me para que eu acolha, perdoe, ame, respeite como eu mesmo gostaria de ser acolhido, amado, respeitado e perdoado. Derrama sobre mim a bênção da retidão e do compromisso afetivo e efetivo pela defesa da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito acolhimento, perdão, respeito...
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!