"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A inveja

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André


Inveja do latim invidia, olhar com maus olhos, é o popular mal olhado que todos temem com certa razão. O diabo veste Prada é o título do filme que assisti dias atrás. Baseado no livro de Lauren Weisberger que já vendeu milhares de exemplares.
O filme é uma parábola sobre a inveja em nossa sociedade consumista, dominada pelo desejo de status e projeção social. A protagonista da história é uma jovem bonita e de bem com a vida porque livre interiormente, além da competente no que faz. Para ela vale mais a amizade, o fazer amigos, que o luxo e a carreira na loja em que trabalha. Sobre ela vão incidir a inveja das colegas e por fim até mesmo da temida dona do estabelecimento. Ela, no entanto, saberá se libertar de tudo e de todos na hora certa, o que a tornará invejada em definitivo.
Já foi dito que se perdoam mais facilmente os pecados dos outros do que seus êxitos. Pois a inveja é uma paixão, um vício que planta suas raízes na tristeza experimentada à vista do bem observado nos outros. Diante do sucesso do outro, o invejoso sente um aperto no coração, alguma coisa paralisa seus membros e faz despontar a angústia. Inveja é tristeza que invade o invejoso e o machuca, ele vê o bem do outro como se fosse um golpe vibrado em sua pretensa superioridade. A inveja nasce do orgulho, o qual não pode tolerar rivais ou superiores.
Objeto de inveja é o sucesso do outro, suas qualidades e muitas vezes virtudes. É desejo do que não se tem e que o outro possui, somado ao desejo de ser este outro, ou tomar seu lugar. O invejoso não tolera que se elogie a pessoa invejada, para ele tal elogio é uma ofensa. Como o outro ousa ser bom e querido se eu não consigo? Em nossa sociedade onde a competição é alta, a inveja está na moda. O invejoso não se contenta nunca com o que possui ou recebe.
Os primeiros cristãos vão recordar a história de José vendido como escravo no Egito pelos seus irmãos que tinham inveja dele (At 7,9). José é figura de Jesus, vítima da inveja no seu último grau que é o ódio. Vendo o bem invejado aumentar, o invejoso passa a ter ódio e desejo de eliminar o invejado. Foi o que aconteceu com Cristo: “De fato, Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja” (Mt 27,18). A inveja pode provocar ciúme, calúnia, maledicência e por fim o desejo não só de eclipsar, mas de dominar e até eliminar os rivais. O invejoso, no entanto não tem paz, mesmo eliminando a pessoa invejada , fica a sua lembrança e esta incomoda.
Santo Agostinho via na inveja o pecado diabólico por excelência “pois foi pela inveja do diabo que a morte entrou no mundo”. Deus criou o mundo e viu que tudo era bom. A serpente maligna invejosa do amor de Deus por Adão e Eva procurou um meio de induzir o homem a estragar tudo. Assim a inveja que odeia é coroada com a vingança. O problema do invejoso, porém, é que mesmo vingando-se não está satisfeito, pois “a inveja apodrece os ossos do invejoso”, vai sentenciar a Bíblia (cf. Pr. 14,30).
Uma das melhores maneiras de glorificar a Deus é fugir da inveja e aprender a se alegrar com o mérito dos outros que são dons de Deus. Quem não tem inveja é livre e vive bem, mesmo padecendo a inveja dos que invejam quem não tem inveja.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19131:a-inveja&catid=370&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.