Terça-feira, 12 de julho de 2016 – 15ª semana comum.
Mateus 11,20-24
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20 Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência,vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22 Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidôniaserão tratadas com menos dureza do que vós. 23 E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24 Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Nossa memória histórica, por vezes, é muito limitada. Com muita facilidade esquecemos o bem que nos é feito por tantas pessoas e, sobretudo, por Deus. Quando perdemos a sensibilidade acabamos por achar que as pessoas têm a obrigação de nos servir. A insensibilidade nos faz ingratos(as). Fiquemos atentos(as)! A ingratidão nos impede de ver os favores que Deus e as pessoas fazem por nós. Gratidão, por sua vez, é o grande diferencial. Gratidão é recordar e permitir que fique gravado no coração os benefícios recebidos. Não pode ter atitude mais nobre no coração de alguém do que a atitude da gratidão. A gratidão nos permite reconhecer as belezas que as pessoas têm e fazem. Quem tem grandiosidade de alma sabe agradecer pelos benefícios recebidos. Temos agradecido a Deus pelo dom insubstituível da vida? E Deus tem feito tantas maravilhas em nossa vida. E Deus nos ama tanto e nos cobre de ternura e afeto... Mas o nosso coração de pedra, esclerosado, esquece o imenso amor de Deus que se entrega totalmente para nos preservar do pior castigo: viver longe d’Ele.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todos os milagres, agradeço-Te pelo grande milagre que é a minha existência. Minha vida é um dom insubstituível. Preciso Te pedir perdão, sobretudo pela insensibilidade e dureza de sentimentos. Nem sempre sou capaz de reconhecer os Teus imensos benefícios em meu favor. Transforma meu coração de pedra, que não me deixa ser agradecido pelo Teu imenso amor, em coração de carne. Derrama sobre mim o fogo do teu Espírito Santo que tudo renova e transforma. Dá-me a graça da conversão de vida para que o preço de minha insensibilidade e ingratidão não seja o mesmo de Corazim, Betsaida ou Cafarnaum. Educa-me para ser mais agradecido pelo Teu infinito amor que diariamente me regenera. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita gratidão a Deus e às pessoas que te fizeram e fazem o bem.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano