Sexta-feira, 8 de julho de 2016
Mateus 10,16-23
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Optar por seguir a Jesus tem seu preço, ou melhor, um alto preço. Toda coerência tem seu preço. E Jesus não engana ninguém quando se trata de segui-Lo. Ele é bem explicito: Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Não é do perfil de Cristo colocar panos quentes. Ele é bem direto: lobo com ovelha não combina. Ele não disse: “Quem sabe”... “Talvez”... “Poderá acontecer”. Ele diz que: 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Os inimigos da Igreja sempre tentaram abafar sua força transformadora. Sempre perseguiram e, perseguirão os que forem fiéis ao Evangelho. Contudo, sem necessidade de triunfalismo e reconhecendo nossos erros e pecados, continuamos vivos e sempre prontos para o seguimento radical. Muitos foram, são e serão os mártires que darão a vida por esta causa maior. Deus espera nosso testemunho coerente. Nos tempos atuais estamos precisando crescer mais na ousadia, na coragem e no testemunho. Devemos ser cristãos propositivos... Renunciar a própria opção de fé poderia até ser mais fácil. Contudo, não seria a atitude mais coerente. Quem perseverar até o fim, será salvo. Continuemos firmes.
Oração
Senhor Jesus, força geradora e protetora da vida, defende-me e livra-me dos males que me rodeiam. Defende-me de ser tentado(a) além das minhas capacidades. Faze-me gigante na fé para poder suportar com cabeça erguida as desventuras da vida. Ajuda-me a alcançar uma fé tão firme e coerente que nada neste mundo venha me derrubar. Contudo, permite-me testemunhar evangelicamente Teu infinito amor por mim também na hora da dor e dos sofrimentos. Que todos os meus sofrimentos possam ser enfrentados e administrados por amor de Teu nome. Nos momentos mais difíceis da vida, quando a dor, a tristeza, a amargura e as tribulações parecerem me derrotar, concede-me a graça da perseverança na fé, para ganhar a verdadeira vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana muito abençoado. Não te esqueças de privilegiar a Sagrada Eucaristia ou o Culto Dominical em tua programação.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano