Segunda-feira, 1 de agosto de 2016 – Mês vocacional!
Mateus 14,13-21
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13 quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14 Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16 Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17 Os discípulos responderam:“Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18 Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O povo não da trégua para Jesus. Eles sabiam que Ele tinha algo muito importante para oferecer. Era Sua Palavra, Seu carinho, Sua acolhida, Seu afeto, Seu amor, Seu perdão... Sua cura. E Jesus, fonte de misericórdia e amor, ao ver o povo, não fica indiferente: Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. E passaram o dia juntos... Imaginemos nós como não deve ter sido proveitosa esta convivência humano/divina. Quanto aprendizado... Como Jesus deve tê-los feito crescer em humanidade... Quanta luz deve ter iluminado as mentes e os corações. Estar com o Amado era simplesmente não perceber que o tempo passava. E pra que se importar com o tempo quando se está junto Daquele que é o dono do tempo? Escolher Deus é escolher a melhor parte... Essa não nos será tirada... Escolher Deus é, simplesmente, escolher o tudo...
Oração
Senhor Jesus, fonte de amor que sacia toda fome, sacia minha fome de amor, de acolhida, de ternura, de afeto, de perdão e de cura interior. Ensina-me a confiar apaixonadamente em Ti. Permite que eu me abandone totalmente em Teu coração misericordioso. Ensina-me a “perder tempo Contigo” para que eu possa ser nutrido(a) da seiva que me faz crescer no amor e na misericórdia. Elimina Jesus, os “desertos” do meu coração para que eu não fique árido(a) de ternura e sensibilidade pelos que sofrem ao meu redor. Toca Senhor, o meu coração insensível. Assim serei capaz de dividir meus cinco pães e dois peixes, que são os meus tantos talentos, muitas vezes retidos em mim mesmo... Minha maior riqueza seja possuir a Ti, Senhor da minha vida. Fortalece, Jesus, com Tua doce presença a minha vida tantas vezes atribulada, cansada, triste e desorientada. Que a Sagrada Eucaristia, Teu Corpo e Sangue, seja o meu mais precioso e salutar alimento. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita força interior.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano