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terça-feira, 23 de agosto de 2016

Vocação religiosa

Dom Genival Saraiva
Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba


Além do chamado divino, via de regra, tocam a mente e falam ao coração dos vocacionados os carismas de famílias religiosas do ramo masculino e feminino, vividos por seus fundadores como São Francisco (Franciscanos), São Bento (Beneditinos), Santo Inácio de Loyola (Jesuítas), Santa Clara (Clarissas), Santa Escolástica (Beneditinas) e Santa Luísa de Marillac (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo).
Nessa vocação, portanto, está o germe do seguimento e da imitação da espiritualidade que é alimentada pelas diversas famílias religiosas. Na verdade, essa diversidade de carismas é um enriquecimento na vida da Igreja porque a espiritualidade que cada uma vivencia responde a aspirações individuais e a necessidades comunitárias.
A histórica presença da Vida Consagrada é identificada na vida conventual. A partir do Concílio Vaticano II é também identificada no meio do povo; são as Comunidades inseridas que fazem um grande bem aos fiéis. Em algumas instituições da Vida Consagrada, além daqueles membros que se consagram através dos votos de pobreza, castidade e obediência, há seguidores no segmento leigo que procuram viver essa espiritualidade na linha do testemunho, como “sal da terra e luz do mundo”.
Nos últimos tempos, homens e mulheres encontram outra forma de viver uma espiritualidade e de realizar o trabalho de evangelização - as Novas Comunidades. “O Concílio pedia uma Igreja inserida no mundo, capaz de atraí-lo para Cristo e de dar respostas aos desafios de seu tempo. O Papa João Paulo II, na memorável Vigília de Pentecostes de 1998, chamou os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades de ‘providencial resposta do Espírito’. Isso porque, através das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais, leigos que se consagram a Deus a partir de um carisma e, sob o dom e a radicalidade desse carisma, vivem o seu Batismo de forma autêntica num mundo dilacerado pelo secularismo”.
Este ano, a comemoração do Dia dos Religiosos, Religiosas e Consagrados Seculares, no terceiro domingo de agosto, coincide com o encerramento do XVII Congresso Eucarístico, em Belém do Pará. Essa referência ao Congresso Eucarístico tem sua razão de ser, basta que se considere o seu tema - “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”; e o seu lema - “Eles o reconheceram no partir do Pão” (cf. Lc 24, 35). A evangelização na Amazônia registra uma acentuada presença da vida religiosa. “A evangelização na Amazônia é realidade concreta há 400 anos. Inicialmente infundida pelos Padres Jesuítas, posteriormente outras Ordens Religiosas e também os leigos foram assumindo a missão de transformar as comunidades amazônicas mais humanas, solidárias, testemunhas de partilha e alegria pelo anúncio do Reino de Deus”. Ainda hoje, continua estatisticamente elevada e muito ativa a participação da Vida Consagrada na Amazônia.
Ao celebrar, com especial carinho, a vocação religiosa, a Igreja no Brasil testemunha sua gratidão pela participação pastoral de inúmeros missionários e missionárias no processo de evangelização. Os membros, bem como os candidatos que alimentam a vocação à vida consagrada, necessitam de apoios e orações da comunidade.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19390:vocacao-religiosa&catid=334&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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