"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A catequese no mundo de hoje

A catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna feliz” (Catequese renovada, Documentos da CNBB, 26).

Conhecemos por catequese “o conjunto de esforços compreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, 4). Catequizar hoje é uma urgência dentro e fora da Igreja.
A catequese busca educar a fé das crianças, dos jovens e dos adultos, levando principalmente o ensino da doutrina cristã, tendo como finalidade a iniciação na plenitude da vida em Cristo. Esta catequese procura fazer com que a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo tempo, a fim de produzir o seu fruto numa vida renovada.
Na missão pastoral da Igreja, a catequese se articula em torno de determinados elementos e não deve se confundir com eles. São eles: “primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer, experiência de vida cristã; celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário” (Catechesi tradendae, 18).
Na catequese temos como centro essencialmente uma pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai, que morreu por nós e, ressuscitado, vive agora conosco para sempre. “Catequizar é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza” (Cat, 426). Em Cristo se encontra o mistério de amor do Pai por nós. A finalidade definitiva da catequese é de levar à comunhão com Jesus Cristo. Só Ele pode conduzir os homens ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.
Vemos hoje quantas pessoas que conheceram a doutrina cristã, mas que infelizmente a abandonaram, optando por outras religiões, por seitas e até mesmo são ateus. Na verdade, essas pessoas não conheceram verdadeiramente a beleza que é a doutrina cristã, não foram catequizadas em profundidade e não puderam
desfrutar do seu verdadeiro tesouro. A sociedade está marcada pela massificação, anonimato, impacto dos meios de comunicação de massa, consumismo, libertinagem moral, violência coletiva e desigualdades sociais chocantes. Necessita, assim, de uma catequese renovada com uma sólida fundamentação da fé, onde se possa ter a paz verdadeira através da vivência dos valores e do relacionamento interpessoal.
A educação para a fé deve começar desde a mais terna infância por parte dos pais. Ocorrerá um grande crescimento na fé quando os membros da família começarem a dar testemunho de que suas vidas estão de acordo com o Evangelho. “A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras
formas de ensinamentos da fé” (Cat, 2226). Os pais têm como missão ensinar os filhos a orar e a descobrirem a sua vocação de filhos de Deus. O centro da vida litúrgica das famílias cristãs é a paróquia, ela é a comunidade eucarística e também lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais.
O conhecimento profundo da doutrina cristã, sejam quais forem os meios e os métodos pelos quais a catequese nos proporciona, nos permitirão a perseverança no seguimento de Jesus Cristo até o fim, sem vacilarmos. Eis a grande importância de conhecermos a doutrina cristã por meio da catequese: firmar os
nossos passos na fé. Que nós cristãos sejamos catequizados para catequizar, ecoando a Palavra de Deus, ensinando e evangelizando com ousadia a todos os povos e nações que o Senhor nos confiar.

Publicado por: A Fé explicada
https://afeexplicada.wordpress.com/category/catequese/



"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.