Segunda-feira, 5 de setembro de 2016 - 23ª Semana Comum
Lucas 6,6-11
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu num dia de sábado que
6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar.
Aí havia um homem cuja mão direita era seca.7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim
encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca:
“Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé.
9Disse-lhes Jesus:
“Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem:
“Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada.
11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus está sempre em sintonia e atento aos sofrimentos humanos. Ele não perde a oportunidade para nos fazer crescer na sensibilidade. Quem ama tem sensibilidade. Jesus coloca o homem da mão seca no centro da cena e, o cura. Para Jesus a vida com dignidade estava acima de qualquer legalismo doentio, ainda que fosse, neste caso, legalismo religioso. Quantas injustiças sociais acontecem, em nome da “lei”, para defender os interesses particulares ou de grupos. Quem tem maldade no coração, nunca fica feliz com o sucesso dos outros, com o crescimento dos outros. O maldoso também nunca age sozinho, sempre procura envolver outros fracos e ciumentos para realizar seus objetivos: 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. E Jesus quer que estendamos a mão para sermos revitalizados pela graça. Estender a mão pode significar nossa capacidade de querer crescer, de reconhecer nossos limites e de querer, sobretudo, contar com a ajuda do alto para sermos curados. E curados, poderemos estender as mãos nas ações concretas que promovem a vida.
Oração
Senhor Jesus, força que harmoniza pela inclusão, traze-me “para o meio”. Coloca-me novamente de pé, pronto(a) para agir em favor da vida. Não permitas, Jesus, que eu fique à margem, tímido(a), escondido(a), alimentando minha inoperância e minha secura interior. Cura-me, Jesus! Dá-me o Espírito novo para viver uma espiritualidade nova. Não deixes que minhas críticas aos meus semelhantes sejam destrutivas. Que a Tua graça em mim me ajude a ser reto(a) no julgar e, no agir, verdadeiro(a). Concede-me, Senhor, o dom profético da inquietude e da resistência. Faze que eu não seja cristão(ã) indiferente e passivo(a) diante das injustiças do mundo. Tua graça transbordante me capacite para ser grande defensor(a) da vida. minhas opções ético-morais me ajudem a ser sensível, colocando no centro das atenções os marginalizados, os sofredores, os sem vez e sem voz. Minhas convicções religiosas me façam buscar, sempre mais, o que realmente é do Teu agrado. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita ação em favor da vida.
Aceita meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano