Sexta-feira, 23 de setembro de 2016 – São Pio de Pietrelcina
Lucas 9,18-22
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que
Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele.
Então Jesus perguntou-lhes:
“Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam:
“Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou:
“E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu:
“O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
22 E acrescentou:
“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Duas são as perguntas. Jesus, contudo, está interessado na segunda: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Portanto, temos que dar uma resposta com profundidade e convicção. Pedro, movido pelo Espírito Santo, dá a mais feliz e cabal resposta: “Tu és o Cristo de Deus”. Não podemos, em matéria de fé, perder o foco central. Fé não é encontro com uma teoria, com uma ideia. Fé é encontro com uma pessoa: Jesus Cristo. Ou cremos que Ele é o enviado do Pai para a nossa Salvação ou ficaremos num tremendo vazio de sentido. Aliás, há muitas pessoas vazias de sentido. Se formos, efetivamente, homens e mulheres movidos pelo Espírito Santo, se tivermos mesmo profundidade espiritual, que nada mais é do que profunda sintonia com Ele, haveremos de dar a mesma resposta dada por Pedro. O Espírito Santo não se contradiz nunca. E é dessa resposta que o mundo atual anda sedento. Dizer hoje, com convicção quem é Jesus, é comprometer-se totalmente com Ele. Não dá mais para retroceder. Somente por Ele seremos capazes de entregar a vida. Não basta só dizer quem Ele é para os outros. Tenho que dizer para mim mesmo quem é Jesus e, começar a viver de modo coerente.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo questionamento que faz crescer, interpela-me! Interpela-me com esta fundamental pergunta: “Quem sou Eu para ti”? Contudo, dá-me a graça de crescer na capacidade de responder quem És, concedendo-me os dons preciosos do Teu Santo Espírito. Dócil ao Teu Espírito, eu possa entrar cada vez mais nos mistérios do Teu amor. Minha fé seja adulta a ponto de ser capaz de total doação de vida. Teus sofrimentos curem meus sofrimentos. A Tua graça me ajude a resgatar a dignidade de tantos marginalizados. Tua morte seja a garantia da minha ressurreição. Tua ressurreição seja o meu grande motivo para lutar em defesa da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Tenhas um dia de muita definição sobre quem é Jesus em tua vida. Aproveito para desejar-te um final de semana muito abençoado. Participa com amor e alegria da Eucaristia ou do Culto Dominical.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano