"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Zaqueus da vida

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba


A palavra Zaqueu significa puro, justo. A Sagrada Escritura fala de Zaqueu, o responsável pela coleta de impostos na cidade de Jericó (Lc 19:1-10). Os coletores de impostos, naquele tempo, já eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano. Era também um posto muito cobiçado porque os lucros econômicos eram vantajosos.

Numa ocasião Jesus passava pela cidade de Jericó a caminho de Jerusalém e Zaqueu queria encontrá-Lo. Sua estatura era baixa e não conseguia vê-Lo, por causa da multidão. Então subiu numa figueira e, sendo visto, Jesus o chamou pelo nome, pedindo-lhe para descer da árvore, porque queria visitar sua casa. Zaqueu era publicano e, por isso, era recriminado pelos judeus por causa de sua prática de vida.
Essa sena bíblica mostra o arrependimento de Zaqueu, porque ele praticava atos de corrupção. Sua mudança foi grande e prometeu honestidade, restituindo tudo que tinha roubado. Seu contato com Jesus Cristo fez com que sua vida se transformasse totalmente. Passou a ser uma nova pessoa e se colocou a serviço do anúncio do Evangelho numa vida despojada e dedicada.
O Brasil sofre com as trapaças de tantos “zaqueus” que agem de forma inescrupulosa, roubando as condições de dignidade de grande parte da população brasileira. Zaqueus que precisam fazer o encontro com Jesus Cristo e experimentar a riqueza do perdão e da devolução da quantia desviada. A injustiça provoca a ira de Deus e a revolta de tantos quanto sofrem as consequências desses atos.
A estrutura injusta da sociedade moderna, que não pune exemplarmente os culpados, favorece o surgimento dos “novos Zaqueus”, mas que agora estão enfrentando a operação Lava Jato. Esses corruptos, no mínimo, precisam mudar de vida e restituir o que devem ao erário público. O povo não pode continuar sofrendo as consequências desse estado de coisa que desabona o país.
Onde encontrar luz de esperança no meio de uma sociedade totalmente envolvida nos atos de violência? Será que agora a justiça vai mesmo agir, colocando na cadeia quem detém montante acumulado de forma escusa? As prisões não podem ser apenas para pobres, negros e indefesos. A liberdade é para todas as pessoas, mas também o agir com responsabilidade.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19723:zaqueus-da-vida&catid=369&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.