Dom José Maria Maimone
Bispo emérito de Umuarama
Meditando o salmo número 30 encontrei duas coisas evidentes.
A primeira, como afirmava Santo Agostinho, todos salmos falam de Jesus, e principalmente de Jesus sofredor. Este salmo traz até palavras que Jesus disse quando sofria pregado na cruz.
A segunda evidência é que me encontro profundamente nesse salmo. Muitas afirmações dele têm se realizado também em minha vida.
O versículo 6 diz: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito”. São palavras rezadas por Jesus na cruz. Eu também muitas vezes rezo a Deus esse versículo, e digo: Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida, “porque sois meu Salvador, ó Deus fiel” (v. 6).
Diz o salmo: “Devido às minhas iniquidades minhas forças desaparecem e meus ossos se desgastam pela dor” (v. 11). Percebo que aos 85 anos minha energia e minhas forças vão desaparecendo. Os meus ossos estão bem desgastados, a coluna torta e cheia de bicos de papagaio causam bastante incômodos e dores.
Os versículos seguintes continuam a dizer dos sofrimentos: zombarias, pouco caso, desatenção, críticas, ser esquecido e descartado...
Tudo isso acontece comigo, mas não posso ficar me lastimando. Sei que muita gente me ama e se preocupa comigo e, entre estes, no primeiro lugar está Jesus, o Filho de Deus. Por amor a mim o Verbo se fez carne e deu sua vida pela minha salvação.
Sei, contudo, que eu teria muito mais de mim para dar se houvesse mais amor entre os seguidores de Cristo e menos competição, mais cooperação e menos ciúmes ou invejas.
Nesse momento eu me reporto para as esperas em lugares públicos de atendimentos. Quase todos estão usando senhas. E como exigem a lei e a educação os deficientes, os idosos, as grávidas e as pessoas que têm crianças no colo têm preferência.
Até nisso há falsidade. Enquanto atendem um desses que tem senha preferencial, são atendidos cinco ou mais de senha comum. Eu já tenho experimentado pegar duas senhas diferentes, e várias vezes fui chamado primeiro pelo número da senha comum. Os preferenciais são os últimos a serem chamados.
O final do salmo é um convite à alegria, porque Deus ama de verdade os menores, os fracos, os pobres, os descartados, os humildes, os deficientes, os idosos, as grávidas e quem tem neném no colo... Obrigado Senhor!
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20084:o-salmo-dos-prioritarios&catid=347&Itemid=204