Terça-feira, 04 de abril de 2017 – V Semana da quaresma.
João 8,21-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22 Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23 Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25 Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26 Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27 Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28 Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29 Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30 Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Nem todas as pessoas são compreendidas em suas escolhas vocacionais, sobretudo as escolhas vocacionais que priorizam a doação da vida pelos menos favorecidos da sociedade. Com Jesus não foi diferente. Também ele foi incompreendido em sua missão. A insensibilidade e a resistência à luz maior não deixava que vissem Jesus numa dimensão de transcendência. O grande critério para entender Jesus é o critério do amor. Justamente pelo fato de não se servirem deste critério, confundiam-No como um ser humano comum e, por isso, talvez, não conseguiam perceber interiormente o sentido último de Sua presença entre nós: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. O grande mistério de Deus Pai acontece em seu Filho Jesus Cristo. O que motivou Jesus a fazer o que fez, foi a consciência da própria missão. É a consciência da missão que fez e faz com que muitas pessoas gastem a vida por nobres causas sociais, humanitárias, ecológicas, etc. São João Bosco foi uma dessas pessoas. Não podemos perder de vista o sentido maior de nossa existência. E o sentido maior do nosso existir é, justamente, dar sentido àquilo que Deus dá sentido: entregar a vida para resgatar vidas...
Oração.
Senhor Jesus, Deus doador de todos os dons, doa-me o dom de construir a felicidade sobre alicerces consistentes. Ocupa, Jesus, o centro de minha vida e infunde em mim o Teu Santo Espírito, a fim de que possa descobrir a missão essencial da minha existência. Faze-me ver o mundo e as pessoas com olhar de transcendência. Concede-me a graça de superar o puramente material, que tantas vezes me escraviza em esquemas vazios de sentido. Dá-me a graça de ver o mundo e as pessoas com Teus critérios de amor. Ajuda-me a sair de mim mesmo e a entender que o sentido maior de minha vida consiste em dar sentido à vida dos meus semelhantes. Educa-me para que eu aprenda Contigo a fazer tão somente o bem. Assim, farei felizes as pessoas com as quais me concedes a oportunidade de viver diariamente. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita descoberta das coisas do alto.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB